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Novas Práticas Educativas para a Construção de uma Região Solidária |
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Título: A Hora da Controvérsia
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Tema: Educação e Formação; Desenvolvimento local e coesão territorial; Jovens
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Promotor: Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça / GAL.ELOZ
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Local: Castanheira de Pera;
Figueiró dos Vinhos;
Lousã;
Miranda do Corvo;
Pampilhosa da Serra;
Pedrógão Grande;
Vila Nova de Pioares; Região Centro/NUTIII Pinhal Interior Norte
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Fundo: FEADER |
Programa: PRODER |
Medida / Ação: 3.5 Funcionamento dos GAL, Aquisição de Competências e Animação / / / |
Outros Programas:
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Custo total: 189332.00 € Financiamento comunitário: 0.00 €
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Financiamento Nacional: 0.00 € Financiamento privado:0.00 €
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Síntese “Região Solidária – A Hora da Controvérsia” Projeto promovido pelo GAL Dueceira-GAL/ELOZ de desenvolvimento de novas práticas educativas para a construção de uma região solidária e empreendedora
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Enquadramento Tendo por objetivo a construção de uma imagem positiva, renovada e atrativa do mundo rural, com recurso às originalidades do território como fator de afirmação e fortalecimento da auto-estima das comunidades locais, visando a sua fixação, o GAL levou a cabo um projecto-piloto junto da comunidade escolar designado “Região Solidária – A Hora da Controvérsia”, co-financiado no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária Leader+, o qual proporcionou nas escolas ações de animação e sensibilização tendo por base a definição de novas abordagens ao conceito de solidariedade, cidadania e desenvolvimento local e sustentável, quer a nível social, económico, ambiental e patrimonial. Para implementar a Ação, foi selecionada uma turma em cada escola, à qual foram propostas durante 20 semanas consecutivas, sessões de 90 minutos cada, em atividade curricular. Estas sessões, baseadas numa estrutura orientadora possibilitaram o intercâmbio de ideias e a troca de experiências entre grupos de jovens e escolas, incrementando a formação de uma nova atitude em termos coletivos em torno das questões de identidade individual e territorial, de desenvolvimento e de cidadania [a escola, a família, a comunidade, os direitos e deveres enquanto cidadãos, o ambiente e a natureza, o território]. Nos três anos letivos da execução do projeto, 2005/06 a 2007/08, estiveram envolvidos cerca de 600 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 22 anos, das 12 escolas do 2º e 3º. Ciclos, Secundárias e Profissionais localizadas nos concelhos referenciados. A dinâmica que se associou em torno da iniciativa suscitou bastante interesse no seio da comunidade escolar, manifestando as escolas vontade na continuidade do projeto e expressando o seu interesse em replicar a metodologia para o maior número de alunos possível, porventura até para todas as turmas. Paralelamente os professores interlocutores assumiram e realçaram as mudanças subtis nos comportamentos dos alunos nas restantes disciplinas e no próprio quotidiano escolar e estes mesmos professores manifestaram o desejo de aplicar os conhecimentos e práticas adquiridas com outros alunos, turmas e até em outros contextos. Conjugando as temáticas e os temas abordados foi possível traduzir a metodologia implementada num Manual (versão papel e digital) : “A Hora da Controvérsia – Novas Práticas Educativas para a Construção de uma Região Solidária”. Face aos resultados obtidos e dada a valorização feita pelos professores interlocutores envolvidos avançou-se na creditação da Ação junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, enquanto ferramenta para todos os docentes, realizando Oficinas de Formação junto dos professores das escolas do 2º. e 3º. Ciclos, Ensino Secundário e Profissional do território de forma a disseminar a metodologia.
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Objetivos Objetivos gerais: • Reforçar uma atitude coletiva ativa através da promoção da solidariedade, do desenvolvimento local e sustentável, da cidadania e da educação. • Desenvolver e aumentar quer os conhecimentos quer as competências para a intervenção na comunidade educativa. • Concretizar conteúdos e atividades que permitam auxiliar os docentes na ação educativa. • Possibilitar o aumento das estratégias de ação, incrementando as competências dos agentes educativos.
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Descrição Projeto transversal à missão do GAL que visou a criação de uma postura cívica e empreendedora da comunidade fundamentada na identidade local e o estímulo para uma atitude de auto-estima territorial, tendo como objeto o universo escolar do território, perspetivando desenvolver e aumentar quer os conhecimentos quer as competências para a intervenção na comunidade através da conceção de uma metodologia específica (Novas Práticas Educativas para a construção de uma Região Solidária) e a sua implementação através da realização de Oficinas de Formação. Estas oficinas contemplaram a realização de sessões semanais de formação presencial (15 horas) e de trabalho autónomo para teste e prática das atividades propostas (15 horas), num total de 30 horas de formação, orientadas pelo formador. O projeto contemplou, igualmente, o recurso disponibilizado por uma plataforma exclusiva “Dokeos”, acompanhada síncrona ou assincronamente pelo formador, a qual permitiu auto-formação, partilha de informação e materiais e realização das tarefas propostas no âmbito da ação. Disponibilizaram- se ainda manuais em suporte papel e digital especificamente concebidos.
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Resultados Histórico da Acção (2006/08) 7 concelhos / 12 escolas / 31 turmas / 620 sessões (de 90min/cada) – 930 horas / 3 encontros inter-escolas / 529 alunos: 219 Rapazes + 310 Raparigas / 41 professores interlocutores.
Oficina de Formação “A Hora da Controvérsia” (2010/12) 7 concelhos / 12 escolas / 4 Centros de Formação de Associação de Escolas / 10 oficinas de formação / 300 horas de formação / 178 professores-formandos creditados / 200 Manuais / 2000 alunos diretamente abrangidos. Formação Solidária “A Hora da Controvérsia” (2013) Santo Antão (Cabo Verde) disseminação da metodologia a 26 coordenadores pedagógicos/professores
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Outra informação Pretendeu-se com estas Oficinas de Formação que os professores conduzissem a sua docência para a: • Construção de projetos de turma que envolvam a educação para a cidadania, para a solidariedade e para o desenvolvimento sustentável local; • Utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem que sejam conducentes à promoção dos direitos de cidadania, do espírito de solidariedade, da autonomia e da responsabilidade; • Partilha de experiências/recursos/saberes entre os participantes e destes com a comunidade educativa; • Produção e utilização de materiais didáticos que promovam uma aprendizagem activa.
Este projecto permitiu a continuidade de outras metodologias, tendo-se sequencialmente implementado o projeto Cidadãos do Amanhã - Empreendedorismo Jovem (vide documento anexo).
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Data da informação: 19-01-2015
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