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Novas Práticas Educativas para a Construção de uma Região Solidária
Título: A Hora da Controvérsia
Tema: Educação e Formação; Desenvolvimento local e coesão territorial; Jovens

Promotor:
Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça / GAL.ELOZ








Local: Castanheira de Pera; Figueiró dos Vinhos; Lousã; Miranda do Corvo; Pampilhosa da Serra; Pedrógão Grande; Vila Nova de Pioares; Região Centro/NUTIII Pinhal Interior Norte
Fundo: FEADER
Programa: PRODER
Medida / Ação:
3.5 Funcionamento dos GAL, Aquisição de Competências e Animação /  
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Outros Programas:  
Custo total: 189332.00 € Financiamento comunitário: 0.00 €
Financiamento Nacional: 0.00 € Financiamento privado:0.00 €
Síntese
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“Região Solidária – A Hora da Controvérsia”
Projeto promovido pelo GAL Dueceira-GAL/ELOZ de desenvolvimento de novas práticas educativas para a construção de uma região solidária e empreendedora

Enquadramento
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Tendo por objetivo a construção de uma imagem positiva, renovada e atrativa do mundo rural, com recurso às originalidades do território como fator de afirmação e fortalecimento da auto-estima das comunidades locais, visando a sua fixação, o GAL levou a cabo um projecto-piloto junto da comunidade escolar designado “Região Solidária – A Hora da Controvérsia”, co-financiado no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária Leader+, o qual proporcionou nas escolas ações de animação e sensibilização tendo por base a definição de novas abordagens ao conceito de solidariedade, cidadania e desenvolvimento local e sustentável, quer a nível social, económico, ambiental e patrimonial.
Para implementar a Ação, foi selecionada uma turma em cada escola, à qual foram propostas durante 20 semanas consecutivas, sessões de 90 minutos cada, em atividade curricular. Estas sessões, baseadas numa estrutura orientadora possibilitaram o intercâmbio de ideias e a troca de experiências entre grupos de jovens e escolas, incrementando a formação de uma nova atitude em termos coletivos em torno das questões de identidade individual e territorial, de desenvolvimento e de cidadania [a escola, a família, a comunidade, os direitos e deveres enquanto cidadãos, o ambiente e a natureza, o território].
Nos três anos letivos da execução do projeto, 2005/06 a 2007/08, estiveram envolvidos cerca de 600 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 22 anos, das 12 escolas do 2º e 3º. Ciclos, Secundárias e Profissionais localizadas nos concelhos referenciados.
A dinâmica que se associou em torno da iniciativa suscitou bastante interesse no seio da comunidade escolar, manifestando as escolas vontade na continuidade do projeto e expressando o seu interesse em replicar a metodologia para o maior número de alunos possível, porventura até para todas as turmas. Paralelamente os professores interlocutores assumiram e realçaram as mudanças subtis nos comportamentos dos alunos nas restantes disciplinas e no próprio quotidiano escolar e estes mesmos professores manifestaram o desejo de aplicar os conhecimentos e práticas adquiridas com outros alunos, turmas e até em outros contextos.
Conjugando as temáticas e os temas abordados foi possível traduzir a metodologia implementada num Manual (versão papel e digital) : “A Hora da Controvérsia – Novas Práticas Educativas para a Construção de uma Região Solidária”. Face aos resultados obtidos e dada a valorização feita pelos professores interlocutores envolvidos avançou-se na creditação da Ação junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, enquanto ferramenta para todos os docentes, realizando Oficinas de Formação  junto dos professores das escolas do 2º. e 3º. Ciclos, Ensino Secundário e Profissional do território de forma a disseminar a metodologia.

Objetivos
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Objetivos gerais:
• Reforçar uma atitude coletiva ativa através da promoção da solidariedade, do desenvolvimento local e sustentável, da cidadania e da educação.
• Desenvolver e aumentar quer os conhecimentos quer as competências para a intervenção na comunidade educativa.
• Concretizar conteúdos e atividades que permitam auxiliar os docentes na ação educativa.
• Possibilitar o aumento das estratégias de ação, incrementando as competências dos agentes educativos.

Descrição
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Projeto transversal à missão do GAL que visou a criação de uma postura cívica e empreendedora da comunidade fundamentada na identidade local e o estímulo para uma atitude de auto-estima territorial, tendo como objeto o universo escolar do território, perspetivando desenvolver e aumentar quer os conhecimentos quer as competências para a intervenção na comunidade através da conceção de uma metodologia específica (Novas Práticas Educativas para a construção de uma Região Solidária) e a sua implementação através da realização de Oficinas de Formação. 
Estas oficinas contemplaram a realização de sessões semanais de formação presencial (15 horas) e de trabalho autónomo para teste e prática das atividades propostas (15 horas), num total de 30 horas de formação, orientadas pelo formador. O projeto contemplou, igualmente, o recurso disponibilizado por uma plataforma exclusiva “Dokeos”, acompanhada síncrona ou assincronamente pelo formador, a qual permitiu auto-formação, partilha de informação e materiais e realização das tarefas propostas no âmbito da ação. Disponibilizaram- se ainda manuais em suporte papel e digital especificamente concebidos.

Resultados
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Histórico da Acção (2006/08)
7 concelhos / 12 escolas / 31 turmas / 620 sessões (de 90min/cada) – 930 horas / 3 encontros inter-escolas / 529 alunos: 219 Rapazes +  310 Raparigas / 41 professores interlocutores.

Oficina de Formação “A Hora da Controvérsia” (2010/12)
7 concelhos / 12 escolas / 4 Centros de Formação de Associação de Escolas / 10 oficinas de formação / 300 horas de formação / 178 professores-formandos creditados / 200 Manuais / 2000  alunos diretamente abrangidos.
 
Formação Solidária “A Hora da Controvérsia” (2013)
Santo Antão (Cabo Verde) disseminação da metodologia a 26 coordenadores pedagógicos/professores

Outra informação
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Pretendeu-se com estas Oficinas de Formação que os professores conduzissem a sua docência para a:
• Construção de projetos de turma que envolvam a educação para a cidadania, para a solidariedade e para o desenvolvimento sustentável local;
• Utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem que sejam conducentes à promoção dos direitos de cidadania, do espírito de solidariedade, da autonomia e da responsabilidade;
• Partilha de experiências/recursos/saberes entre os participantes e destes com a comunidade educativa;
• Produção e utilização de materiais didáticos que promovam uma aprendizagem activa.   

Este projecto permitiu a continuidade de outras metodologias, tendo-se sequencialmente implementado o projeto Cidadãos do Amanhã - Empreendedorismo Jovem (vide documento anexo).

Contacto
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Nome: Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça / GAL.ELOZ
Morada: Rua General Humberto Delgado, 21, 3200-242 Lousã
Telefone: +351 239 995 268 E-mail: dueceira.eloz@mail.telepac.pt Website: http://www.dueceira.pt/
Documentos e vídeos: Cidadãos do Amanhã Empreendedorismo Jovem
Seminário EUROACE
«Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspectivas para 2014-2020»
29.Abril.2014 Idanha-a-Nova
Data da informação: 19-01-2015