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SMAD - as novas tecnologia ao serviço do apoio social
Título: Mais e Melhor Serviço Móvel de Apoio Domiciliário
Tema: Idosos; Serviços à população; TIC

Promotor:
Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo








Local: Penafiel; Região Norte
Fundo: FEADER
Programa: PRODER
Medida / Ação:
3.2 Melhoria da Qualidade de Vida /  
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  /  
Outros Programas:  
Custo total: 103786.44 € Financiamento comunitário: 0.00 €
Financiamento Nacional: 0.00 € Financiamento privado:0.00 €
Síntese
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"Mais e Melhor SMAD", permitiu reestruturar o Serviço Móvel de Apoio Domiciliário, através da gestão integrada das componentes HACCP, a qualidade do serviço nas respostas sociais e a gestão ambiental e energética.

Enquadramento
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O Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo (CICM) é uma instituição privada de solidariedade social, constituída em 1996, prestando serviços sociais desde 1998, com o início do funcionamento do centro de convívio. Algum tempo mais tarde iniciou também o Serviço Móvel de Apoio Domiciliário e o Centro de Dia.
Atualmente o Centro Social presta serviço a um total de cerca de 99 pessoas, entre várias valências, tais como Apoio Domiciliário com 45 utentes, Lar para 24 utentes, o Centro de Dia para 15 utentes, o Centro de Convívio também para 15 utentes e três Programas Ocupacionais.
A obra mais recente e de grande importância do centro social e da população de Irivo é a nova creche que  alberga trinta e três crianças da freguesia.
O projecto "Mais e Melhor SMAD" visa reestruturar o Serviço Móvel de Apoio Domiciliário do CICM, através da gestão integrada das componentes HACCP, qualidade do serviço nas respostas sociais e gestão ambiental  e energética

Objetivos
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  1.  Melhorar a qualidade do serviço prestado
  2. Alongar o período diário de apoio
  3. Aumentar o nº de famílias apoiadas
  4. Ampliar o tipo de serviços prestados ~
  5. Melhorar eficiência energética do serviço e diminuir os custos supérfluos
Descrição
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  1.  Aquisição de 4 viaturas de apoio domiciliário para substituição da frota existente e de acordo com os requisitos HACCP (terão uma área de transporte com três zona independentes: arrumação de roupa limpa e suja/higiene e limpeza/transporte de alimentos)
  2. Sistema de gestão de viaturas (localização e planeamento eficientes; navegação simples por “pedido de serviço”; comunicação bidirecional com envio de tarefas para as equipas; relatórios profissionais com registo automático dos tempos de condução, de paragem e de repouso, registo de quilometragem e emissão CO2)
  3. Certificação Energética e Ar Interior do CICM (auditoria energética e respectivo plano energético; auditoria à qualidade de ar Interior; simulação dinâmica do edifício; elaboração de relatório pelo perito qualificado e a emissão de certificado energético)
  4. Criação do Website (criação de um layout clean; marcação e publicação de agendas de eventos; desenho das seções lar de idosos, centro de dia, centro de convívio, SMAD, creche e centro integrado de apoio comunitário; galeria dinâmica de imagens; publicação de notícias; gestão de utilizadores e níveis de acesso para o funcionamento interno; sistema de envio periódico de newsletter)
Resultados
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  1. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do idoso e respectivas famílias
  2. Retardar e evitar a institucionalização do idoso
  3. Criar condições de permanência do idoso sempre que possível no seu domicilio colocando à sua disposição vários tipos de serviços/ajudas/atividades
  4. Redução de custos de manutenção curativa, redução do consumo de combustível
  5. Extensão do horário de apoio domiciliário diário, aumento da capacidade de apoio domiciliário de 25 a 35% em número de novos domicílios
  6. Redução de 20% da quilometragem diária por circuito através da implementação do sistema de localização de viaturas e otimização de circuitos
  7. Identificação das oportunidades de racionalização do consumo que possibilitem a redução de 25 a 35% da energia consumida em iluminação, AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), isolamento inadequado e más práticas de utilização da energia, através da certificação energética e ar interior do CICM
  8. Redução de 60 a 80% do papel impresso, circulante e arquivo, com a criação da plataforma informática (website).
Outra informação
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O projeto permitiu a tomada de consciência de todas as variáveis que influenciam o custo e a produtividade da prestação dos serviços de apoio domiciliário.
A aquisição de viaturas especificamente adaptadas ao apoio domiciliário e o seu apetrechamento com o sistema de localização de viaturas e gestão de percursos possibilita:
  1. A melhoria significativa na aplicação de boas práticas de higiene e segurança com reflexo imediato na qualidade do serviço prestado aos utentes
  2. A mudança no comportamento ao nível da condução das viaturas, aproximando-se de uma condução “eco-drive”
  3. A possibilidade de gestão e coordenação em tempo real de solicitações de serviços não contemplados na planificação diária
  4. O diagnóstico energético de todo o serviço (incluindo serviços de lavandaria e elaboração das refeições) tornou visível a possibilidade de diminuir os consumos energéticos e de introduzir práticas e soluções energeticamente mais eficientes.
Contacto
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Nome: Daniel Oliveira - oliveira.dgm@gmail.com / Margarida Moreira - cicmirivo@sapo.pt
Morada: Paróquia de Irivo, 4560-173 Penafiel
Telefone: +351 255 755 900 E-mail: geral@cicm.pt Website: http://www.cicm.pt/
Documentos e vídeos:  
Data da informação: 04-02-2011