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SMAD - as novas tecnologia ao serviço do apoio social |
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Título: Mais e Melhor Serviço Móvel de Apoio Domiciliário
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Tema: Idosos; Serviços à população; TIC
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Promotor: Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo
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Local: Penafiel; Região Norte
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Fundo: FEADER |
Programa: PRODER |
Medida / Ação: 3.2 Melhoria da Qualidade de Vida / / / |
Outros Programas:
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Custo total: 103786.44 € Financiamento comunitário: 0.00 €
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Financiamento Nacional: 0.00 € Financiamento privado:0.00 €
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Síntese "Mais e Melhor SMAD", permitiu reestruturar o Serviço Móvel de Apoio Domiciliário, através da gestão integrada das componentes HACCP, a qualidade do serviço nas respostas sociais e a gestão ambiental e energética.
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Enquadramento O Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo (CICM) é uma instituição privada de solidariedade social, constituída em 1996, prestando serviços sociais desde 1998, com o início do funcionamento do centro de convívio. Algum tempo mais tarde iniciou também o Serviço Móvel de Apoio Domiciliário e o Centro de Dia. Atualmente o Centro Social presta serviço a um total de cerca de 99 pessoas, entre várias valências, tais como Apoio Domiciliário com 45 utentes, Lar para 24 utentes, o Centro de Dia para 15 utentes, o Centro de Convívio também para 15 utentes e três Programas Ocupacionais. A obra mais recente e de grande importância do centro social e da população de Irivo é a nova creche que alberga trinta e três crianças da freguesia. O projecto "Mais e Melhor SMAD" visa reestruturar o Serviço Móvel de Apoio Domiciliário do CICM, através da gestão integrada das componentes HACCP, qualidade do serviço nas respostas sociais e gestão ambiental e energética
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Objetivos
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Melhorar a qualidade do serviço prestado
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Alongar o período diário de apoio
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Aumentar o nº de famílias apoiadas
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Ampliar o tipo de serviços prestados ~
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Melhorar eficiência energética do serviço e diminuir os custos supérfluos
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Descrição
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Aquisição de 4 viaturas de apoio domiciliário para substituição da frota existente e de acordo com os requisitos HACCP (terão uma área de transporte com três zona independentes: arrumação de roupa limpa e suja/higiene e limpeza/transporte de alimentos)
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Sistema de gestão de viaturas (localização e planeamento eficientes; navegação simples por “pedido de serviço”; comunicação bidirecional com envio de tarefas para as equipas; relatórios profissionais com registo automático dos tempos de condução, de paragem e de repouso, registo de quilometragem e emissão CO2)
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Certificação Energética e Ar Interior do CICM (auditoria energética e respectivo plano energético; auditoria à qualidade de ar Interior; simulação dinâmica do edifício; elaboração de relatório pelo perito qualificado e a emissão de certificado energético)
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Criação do Website (criação de um layout clean; marcação e publicação de agendas de eventos; desenho das seções lar de idosos, centro de dia, centro de convívio, SMAD, creche e centro integrado de apoio comunitário; galeria dinâmica de imagens; publicação de notícias; gestão de utilizadores e níveis de acesso para o funcionamento interno; sistema de envio periódico de newsletter)
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Resultados
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Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do idoso e respectivas famílias
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Retardar e evitar a institucionalização do idoso
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Criar condições de permanência do idoso sempre que possível no seu domicilio colocando à sua disposição vários tipos de serviços/ajudas/atividades
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Redução de custos de manutenção curativa, redução do consumo de combustível
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Extensão do horário de apoio domiciliário diário, aumento da capacidade de apoio domiciliário de 25 a 35% em número de novos domicílios
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Redução de 20% da quilometragem diária por circuito através da implementação do sistema de localização de viaturas e otimização de circuitos
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Identificação das oportunidades de racionalização do consumo que possibilitem a redução de 25 a 35% da energia consumida em iluminação, AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), isolamento inadequado e más práticas de utilização da energia, através da certificação energética e ar interior do CICM
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Redução de 60 a 80% do papel impresso, circulante e arquivo, com a criação da plataforma informática (website).
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Outra informação O projeto permitiu a tomada de consciência de todas as variáveis que influenciam o custo e a produtividade da prestação dos serviços de apoio domiciliário. A aquisição de viaturas especificamente adaptadas ao apoio domiciliário e o seu apetrechamento com o sistema de localização de viaturas e gestão de percursos possibilita: - A melhoria significativa na aplicação de boas práticas de higiene e segurança com reflexo imediato na qualidade do serviço prestado aos utentes
- A mudança no comportamento ao nível da condução das viaturas, aproximando-se de uma condução “eco-drive”
- A possibilidade de gestão e coordenação em tempo real de solicitações de serviços não contemplados na planificação diária
- O diagnóstico energético de todo o serviço (incluindo serviços de lavandaria e elaboração das refeições) tornou visível a possibilidade de diminuir os consumos energéticos e de introduzir práticas e soluções energeticamente mais eficientes.
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Contacto Nome: Daniel Oliveira - oliveira.dgm@gmail.com / Margarida Moreira - cicmirivo@sapo.pt Morada: Paróquia de Irivo, 4560-173 Penafiel Telefone: +351 255 755 900 E-mail: geral@cicm.pt Website: http://www.cicm.pt/
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Documentos e vídeos:
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Data da informação: 04-02-2011
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