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Prados de Melgaço: o bem-estar animal na base da qualidade e diferenciação dos produtos |
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Título: Prados de Melgaço, Lda.
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Tema: Queijo; Instalação jovens agricultores; Criação de empresa
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Promotor: Prados de Melgaço, Lda.
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Local: Melgaço; Região Norte
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Fundo: FEADER |
Programa: PRODER |
Medida / Ação: 1.1 Inovação e Desenvolvimento empresarial / 1.1.1 Modernização e Capacitação das Empresas 1.1 Inovação e Desenvolvimento empresarial / 1.1.3 Instalação de Jovens Agricultores / |
Outros Programas:
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Custo total: 609308.00 € Financiamento comunitário: 229481.00 €
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Financiamento Nacional: 30497.00 € Financiamento privado:351238.00 €
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Síntese O projeto permitiu a revitalização de uma exploração agrícola, através da criação da empresa Prados de Melgaço, Lda, promovida por uma jovem agricultora, para produção de leite e queijo de cabra. A introdução do fabrico de queijo na região do Alto Minho e o conceito inovador do maneio do efetivo sob o lema «Cabras felizes, leite de qualidade. Leite de qualidade, um queijo diferente» são aspetos caraterizadores desta unidade produtiva.
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Enquadramento A iniciativa insere-se num projeto familiar de desenvolver uma iniciativa empreendedora que permitisse voltar a viver em Melgaço, local de origem da promotora. A inexistência da oferta de queijo na região do Alto Minho, levou a que a escolha recaísse na produção de caprinos para produção de leite e a consequente transformação em queijo. A estratégia empresarial assenta na qualidade e diferenciação dos produtos oferecidos. A qualidade é garantida pela escolha da raça murciano-granadina e pelo maneio do efetivo. Este visa proporcionar bem-estar animal e um ambiente tranquilo, através de um programa de relaxamento pela música, massagem e parques exteriores em meio natural.
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Objetivos O objetivo central da promotora foi criar o próprio negócio e torná-lo sustentável, com base na inovação dos produtos e tecnologias de produção, por forma a valorizar os produtos e ganharem aceitação no mercado.
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Descrição A Prados de Melgaço tem implementadas duas atividades produtivas que se complementam entre si, caprinicultura especializada em leite e a transformação deste produto em queijo, numa pequena queijaria, e a comercialização da carne de cabritos.O investimento de cerca de 600 mil euros, apoiado pelo PRODER, foi aplicado na construção de instalações, constituídas por um capril com um sector de estabulação e diversos parques de maneio, sala de ordenha mecânica, complementados com a queijaria para fabrico do queijo de cabra. O efetivo é composto por 320 cabras adultas e 60 animais de recria, com uma média diária de 160 animais em lactação, produzindo em média 250 litros de leite/dia, destinados ao fabrico de 7 variedades de queijo, entre os quais se destacam o queijo com Vinho Alvarinho & Pimentão e o Camembert de cabra com Vinho Alvarinho.
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Resultados A empresa, em funcionamento desde maio de 2015, desenvolve um projeto inovador, pela introdução de um novo produto na região do Alto Minho, pela prática do maneio do efetivo e pela aposta na qualidade e diferenciação dos produtos como forma de afirmação no mercado. A qualidade ganhou reconhecimento através dos prémios conquistados no concurso "Queijos de Portugal", em 2015 e 2016, promovido pela ANIL. São produzidos cerca de 8.000 Kg de queijo por ano, apresentados em 7 variedades (fresco, tradicional curado, tradicional cura longa, com banho de pimentão e Vinho Alvarinho, Camembert com Vinho Alvarinho, creme fresco para barrar e creme fresco com presunto), A empresa tem uma faturação anual de 100 mil euros e criou 4 empregos a tempo completo e um a tempo parcial. A produção é vendida em lojas gourmet e no pequeno comércio, sobretudo no mercado regional, e é exportado para França e Luxemburgo.
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Outra informação A introdução do queijo de cabra na dieta dos portugueses do norte do país, a localização no extremo do pais, onde as explorações pecuárias praticamente não existem nem as industrias alimentares abundam, têm colocado dificuldades ao desenvolvimento do negócio. O alargamento do mercado a nível nacional e de exportação, nomeadamente a Espanha, são os principais objetivos a curto prazo. Esse alargamento vai ser acompanhado pelo aumento de produção de leite que, se necessário, passará pela parceria com outros produtores, sempre garantindo a qualidade de leite e o bem-estar dos animais que o produzem, fatores determinantes da qualidade e diferenciação do produto.
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Documentos e vídeos:
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Data da informação: 31-03-2015
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