|
Venda de Cabazes de Produtos Hortofrutícolas |
|
Título: PROVE - Promover e Vender
|
Tema: Cooperação LEADER; Circuitos Curtos;
|
Promotor: ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central - ACE ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho DOLMEN - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega INTERIOR ALGARVE CENTRAL - Intervenção. Formação. Estudos para o Desenvolvimento Local ADRITEM - Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria ADERSOUSA -Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa ADER AL - Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejano ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte PRO-RURAL - Associação de Desenvolvimento Integrado de Meio Rural ATAHCA - Associação Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave CHARNECA - Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana DESTEQUE - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente LEADEROESTE - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste PRO-RAIA - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte
|
Local: ; Continente
|
Fundo: FEADER |
Programa: PRODER |
Medida / Ação: 3.4 Cooperação Leader para o Desenvolvimento / 3.4.1 Cooperação Interterritorial / / |
Outros Programas:
|
Custo total: 500693.00 € Financiamento comunitário: 235325.71 €
|
Financiamento Nacional: 190263.34 € Financiamento privado:75103.95 €
|
Síntese O PROVE é uma rede de núcleos de produtores que comercializa cabazes de produtos hortofrutícolas, através de venda direta e localmente.
|
Enquadramento O PROVE é um projecto de cooperação interterritorial entre 16 Grupos de Acção Local em parceria com a Federação Minha Terra, distribuidos pelo território nacional. Esta iniciativa dá continuidade à experiência e metodologia desenvolvida no âmbito da IC EQUAL., que tinha por objectivo resolver os problemas de escoamento dos produtos locais e tirar partido das relações de proximidade entre quem produz e quem consome, em regiões periurbanas. O projecto promove novas formas de comercialização de circuito curto, entre pequenos produtores e consumidores, existindo um compromisso de responsabilidade mútua: os produtores vendem os seus produtos obtendo directamente e no imediato, o justo valor pelo seu trabalho e os consumidores adquirem produtos de qualidade e têm a possibilidade de contacto directo com os produtores. O actual projecto PROVE promove ainda a diversificação de actividades na exploração agrícola, criando Planos de Intervenção na Exploração Agrícola.
|
Objetivos
-
Estimular o desenvolvimento de processos territoriais de proximidade;
-
Fomentar e reforçar a capacidade empresarial local dos pequenos produtores;
-
Estimular processos de sustentabilidade local através da promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, nomeadamente de produtos agrícolas, entre pequenos produtores e consumidores;
-
Desenvolver novas fontes de rendimento para os agricultores através da diversificação das actividades nas explorações agrícolas, como actividades pedagógicas, turísticas e culturais entre outras;
-
Estabelecer redes para a inovação dos produtos e/ou dos modos de produção.
|
Descrição
-
Formação da Rede de Experiências de Comercialização de Proximidade para adquirir competências tecnológicas, partilhar recursos e conhecimentos e minimizar custos;
-
Dinamização do Site PROVE e do software G-PROVE
-
Divulgação do projecto e formação dos mediadores (técnicos dinamizadores da metodologia PROVE no território) através de seminários e oficinas de formação;
-
Realização 6 visitas de novos produtores a núcleos PROVE já existentes;
-
Dinamização de actividades para a criação e desenvolvimento dos núcleos de produtores PROVE;
-
Realização de 2 oficinas para técnicos e produtores sobre como concretizr um Plano de Intervenção na Exploração Agrícola;
-
Realização de visitas de estudo internacionais e elaboração de um Manual de Intervenção nas Explorações PROVE (Guia de Boas Práticas) para a elaboração de Planos de Intervenção nas Explorações Agrícolas PROVE;
-
Acções de divulgação do projecto e dos seus resultados.
|
Resultados
-
constituídos 53 núcleos PROVE;
-
participam 120 produtores agrícolas e respectivos agregados familiares;
-
participam 2500 consumidores;
-
comercializadas 13 toneladas de produtos hortofrutícolas todas as semanas, nos 81 locais de entrega existentes de Norte a Sul do país;
-
volume de negócios superior a 850.000 euros/ano
|
Outra informação - O conceito de identidade territorial é imprescindivel na definição da estratégia territorial de proximidade - A abordagem territorial estimula a participação e a iniciativa dos actores locais - Esta metodologia proporciona a transferência de conhecimentos e a disseminação de boas práticas entre produtores, consumidores e parceiros. - O sucesso ou insucesso da estratégia depende da forma como os interesses e as relações entre os actores locais estão estruturadas. - O processo territoral de proximidade implica um conjunto de etapas principios e fundamentos essenciais para estimular as relações entre produtores e cosnumidores. Importa esclarecer, dinamizar, responsabilizar e atribuir poder, como forma de fomentar a comercialização de proximidade dos produtos e serviços locais de qualidade.
|
|
Documentos e vídeos:
|
Data da informação: 08-07-2013
|
|
|
|