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Venda de Cabazes de Produtos Hortofrutícolas
Título: PROVE - Promover e Vender
Tema: Cooperação LEADER; Circuitos Curtos;  

Promotor:
ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal
TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior
MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central - ACE
ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
DOLMEN - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega
INTERIOR ALGARVE CENTRAL - Intervenção. Formação. Estudos para o Desenvolvimento Local
ADRITEM - Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria
ADERSOUSA -Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa
ADER AL - Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejano
ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte PRO-RURAL - Associação de Desenvolvimento Integrado de Meio Rural ATAHCA - Associação Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave CHARNECA - Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana DESTEQUE - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente LEADEROESTE - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste PRO-RAIA - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte

Local:  ; Continente
Fundo: FEADER
Programa: PRODER
Medida / Ação:
3.4 Cooperação Leader para o Desenvolvimento / 3.4.1 Cooperação Interterritorial
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Outros Programas:  
Custo total: 500693.00 € Financiamento comunitário: 235325.71 €
Financiamento Nacional: 190263.34 € Financiamento privado:75103.95 €
Síntese
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O PROVE  é uma rede de núcleos de produtores que  comercializa cabazes de produtos hortofrutícolas, através de venda direta e localmente. 

Enquadramento
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O PROVE é um projecto de cooperação interterritorial entre 16 Grupos de Acção Local em parceria com a Federação Minha Terra, distribuidos pelo território nacional. 
Esta iniciativa dá continuidade à experiência e metodologia desenvolvida no âmbito da IC EQUAL., que tinha por objectivo resolver os problemas de escoamento dos produtos locais e tirar partido das relações de proximidade entre quem produz e quem consome, em regiões periurbanas.
O projecto promove novas formas de comercialização de circuito curto, entre pequenos produtores e consumidores, existindo um compromisso de responsabilidade mútua: os produtores vendem os seus produtos obtendo directamente e no imediato, o justo valor pelo seu trabalho e os consumidores adquirem produtos de qualidade e têm a possibilidade de contacto directo com os produtores.
O actual projecto PROVE promove ainda a diversificação de actividades na exploração agrícola, criando Planos de Intervenção na Exploração Agrícola.

Objetivos
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  • Estimular o desenvolvimento de processos territoriais de proximidade;
  • Fomentar e reforçar a capacidade empresarial local dos pequenos produtores;
  • Estimular processos de sustentabilidade local através da promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, nomeadamente de produtos agrícolas, entre pequenos produtores e consumidores;
  • Desenvolver novas fontes de rendimento para os agricultores através da diversificação das actividades nas explorações agrícolas, como actividades pedagógicas, turísticas e culturais entre outras;
  • Estabelecer redes para a inovação dos produtos e/ou dos modos de produção.
Descrição
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  • Formação da Rede de Experiências de Comercialização de Proximidade para adquirir competências tecnológicas, partilhar recursos e conhecimentos e minimizar custos;
  • Dinamização do Site PROVE e do software G-PROVE
  • Divulgação do projecto e formação dos mediadores (técnicos dinamizadores da metodologia PROVE no território) através de seminários e oficinas de formação;
  • Realização 6 visitas de novos produtores a núcleos PROVE já existentes;
  • Dinamização de actividades para a criação e desenvolvimento dos núcleos de produtores PROVE;
  • Realização de 2 oficinas para técnicos e produtores sobre como concretizr um Plano de Intervenção na Exploração Agrícola;
  • Realização de visitas de estudo internacionais e elaboração de um Manual de Intervenção nas Explorações PROVE (Guia de Boas Práticas) para a elaboração de Planos de Intervenção nas Explorações Agrícolas PROVE;
  • Acções de divulgação do projecto e dos seus resultados.
Resultados
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  • constituídos 53 núcleos PROVE;
  • participam 120 produtores agrícolas e respectivos agregados familiares;
  • participam 2500 consumidores;
  • comercializadas 13 toneladas de produtos hortofrutícolas todas as semanas, nos 81 locais de entrega existentes de Norte a Sul do país;
  • volume de negócios superior a 850.000 euros/ano

Outra informação
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- O conceito de identidade territorial é imprescindivel na definição da estratégia territorial de proximidade - A abordagem territorial estimula a participação e a iniciativa dos actores locais - Esta metodologia proporciona a transferência de conhecimentos e a disseminação de boas práticas entre produtores, consumidores e parceiros. - O sucesso ou insucesso da estratégia depende da forma como os interesses e as relações entre os actores locais estão estruturadas. - O processo territoral de proximidade implica um conjunto de etapas principios e fundamentos essenciais para estimular as relações entre produtores e cosnumidores. Importa esclarecer, dinamizar, responsabilizar e atribuir poder, como forma de fomentar a comercialização de proximidade dos produtos e serviços locais de qualidade.
Contacto
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Nome: Manuela Sampaio
Morada:  
Telefone: 914 399 539 E-mail: manuela.sampaio@adrepes.pt prove@prove.com.pt Website: http://www.prove.com.pt
Documentos e vídeos:  
Data da informação: 08-07-2013