|
EPAM |
|
Título: Empreender na Fileira das PAM em Portugal |
Tipologia: Parceria Privada |
Promotor: Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (ADCMoura) (Associação de desenvolvimento ) |
Outros promotores:
Animar Associação de desenvolvimento
|
Localização: Portugal |
Concelho: |
Fundo: FEADER Programa: PRRN |
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
|
Prioridade temática: Competitividade empresarial, inovação, empreendedorismo e gestão |
Custo total: 187.304 € Financiamento comunitário: 93.652 € |
Financiamento Nacional: 93.652 € Financiamento privado:0 € |
Data de aprovação: 12-2011 Data de conclusão: 04-2013 |
Síntese
Em Portugal, apesar das interessantes condições edafo-climáticas de algumas regiões (o Alentejo e o Algarve podem, por exemplo, integrar estratégias em desenvolvimento na região do Mediterrâneo direccionadas para os países do Norte de África) e de uma grande variedade de plantas com "viabilidade industrial", esta fileira não se encontra consolidada e esta opção cultural não faz parte do programa tradicional de investimento dos agricultores portugueses. Há, no entanto, no país, diversas iniciativas dispersas (na produção, na I&D, no desenvolvimento de projectos de inovação social e de cooperação transnacional) dignas de relevo, mesmo ao nível internacional, que podem consubstanciar a concretização duma estratégia integrada para o sector. Pretende-se, com este projecto, capitalizar este património, pondo em relação os seus principais actores (empresas, universidades, associações, organismos públicos, ...) e aproveitando o seus recursos humanos, físicos e relacionais, as suas experiências, os seus conhecimentos científicos ou dos mercados, para favorecer, em Portugal, o aproveitamento das oportunidades associadas à fileira, onde se incluem, como vimos acima, matérias ligadas a um desenvolvimento rural sustentável: exportação, aposta em produção biológica, valorização de fileiras curtas ligadas ao território, inovação empresarial e inovação social. |
Enquadramento
A produção de PAM em Portugal caracteriza-se por um pequeno número de produtores, maioritariamente com pequenas explorações, onde se procede também a etapas de transformação primária (principalmente a secagem de folhas). Estas explorações encontram-se hoje, em proporção elevada (desconhecida na sua exactidão) viradas para a produção biológica de plantas para exportação de folhas secas, por grosso, para França ou Alemanha. A procura destes produtos é muito superior à actual oferta em Portugal, o que determina uma observável disponibilidade dos actuais produtores para apoiar os esforços de captação de novos investidores no sector e para a cooperação. São em menor número os exemplos de produtores focalizados na produção de plantas autóctones (as anteriormente referidas não o são, embora encontrem condições propícias a uma elevada produtividade, particularmente no Alentejo) e mesmo muito poucos os que realizam actividades de destilação.Neste caso, são verdadeiramente prementes as iniciativas de transferência dos resultados de inúmeros estudos e projectos de I&D recentemente realizados no país para a actividade económica, encontrando-se aqui a maior parte das oportunidades de criação de fileiras curtas, fortemente ligadas ao território, que podem beneficiar a concretização de projectos de desenvolvimento rural em regiões desfavorecidas.
|
Objetivos
O principal objectivo é contribuir para a criação, em Portugal, de um ambiente político, social e económico favorável ao aproveitamento das oportunidades ligadas à fileira das PAM, através da concretização de uma estratégia integrada para o sector, que articula ampliação e qualificação do investimento (individual e colectivo), capitalização de boas práticas, formação técnica, concertação estratégica e proposição de medidas de política. |
Descrição
CONHECER - Realizar e divulgar estudo de benchmarking nacional e internacional de boas práticas (de produção, de gestão de redes, de planeamento e acção política,...) na fileira das PAM - Construir e difundir banco de dados (geo-referenciados e permanentemente actualizados) de nível nacional, sobre produtores, empresas transformadoras, unidades de formação, centros de investigação, de experimentação e demonstração, serviços de apoio e acompanhamento, etc. RELACIONAR - Organizar e realizar encontros para reflexão, apresentação e validação de propostas e congregação de saberes e energias, em favor do desenvolvimento da fileira das PAM em Portugal - Dinamizar Comunidade de Prática, envolvendo múltiplos e diversificados actores ligados à fileira das PAM (IN)FORMAR - Difundir regularmente, para públicos especialista e geral, informação relevante sobre as PAM e resultados do projecto, utilizando diversos canais de informação. - Produzir Caderno de Boas Práticas de Produção, Promoção e Comercialização de PAM, destinado ao produtor ou industrial do sector e aos técnicos a quem compete prestar-lhe apoio e acompanhamento (nomeadamente ligados aos GAL). - Realizar 1 acção de preparação de técnicos dos GAL para o apoio aos investidores no sector das PAM, concebendo um plano de formação que será testado e validado para posterior disseminação. POTENCIAR - Conceber e dinamizar Acções de Lobbying sectorial, dirigidas ao sector público, em matérias ligadas a financiamento, aspectos legais e regulamentares, suporte político à exportação, etc. - Realizar acções de engenharia de projectos de comercialização e marketing de PAM (circuitos de comercialização, cooperação, promoção interna e externa, marca, …), lançando as bases de uma central de serviços a alargar posteriormente a outros produtos e serviços rurais. cas, formação técnica, concertação estratégica e proposição de medidas de política. |
Resultados
- 1 Estudo de benchmarking nacional e internacional de inovação e boas práticas na fileira das PAM 110 casos compilados e analisados 15 casos seleccionados - 1 Banco de Dados nacional das PAM 347 dados recolhidos - 1 Encontro Nacional inicial e 8 Encontros Locais 299 participantes - Funcionamento de Comunidade de Prática ligada às PAM 1 plataforma de comunicação permanente online construída e dinamizada - 32 Artigos de imprensa - 1 Caderno de Boas Práticas de Produção, Promoção e Comercialização de PAM - Formação de agentes de DR (nomeadamente ligados aos GAL) - Acções de Lobbying sectorial (dirigidas ao sector público, em matéria de financiamento, aspectos legais e regulamentares, suporte político) Reuniões e outras iniciativas realizadas organismos do sector público - Engenharia de projectos de comercialização e marketing (apoio à construção de circuitos de comercialização,cooperação,promoção interna e externa, marca, …) Reuniões e outras iniciativas realizadas Organizações (empresas, associações, cooperativas, etc.) envolvidas |
Outra informação
|
|
Documentos: |
Data da informação: 30-05-2014 |
|
|
|