|
Turismo Rural |
|
Título: Internacionalização do Turismo em Meio Rural |
Tipologia: Parceria Pública |
Promotor: Gabinete de Planeamento e Políticas (Administração Central) |
Outros promotores:
Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Administração Central
|
Localização: continente |
Concelho: |
Fundo: FEADER Programa: PRRN |
Área de intervenção / Ação:
AI 3 Observação do Mundo Rural e da Implementação das Políticas de Desenvolvimento Rural 3.3. Constituir base de dados e produzir estudos, relatórios, análises temáticas e territoriais sobre a evolução da situação de contexto e os efeitos das políticas no mundo rural
|
Prioridade temática: Diversificação da economia rural/Turismo Rural |
Custo total: 95.868 € Financiamento comunitário: 47.934 € |
Financiamento Nacional: 47.934 € Financiamento privado:0 € |
Data de aprovação: 12-2010 Data de conclusão: 04-2013 |
Síntese
Estudo sobre a internacionalização do Turismo Rural, o qual integra as seguintes categorias de empreendimentos turísticos: Turismo no Espaço Rural (Casas de Campo, Agro-turismo e Hotéis Rurais), Turismo de Habitação e Turismo de Natureza, e que deve contribuir para definir os respetivos modelos de desenvolvimento e de negócio a implementar no terreno. Os objetivos do estudo são dotar o setor, instituições e agentes económicos envolvidos, de conhecimentos profundos do mercado, designadamente a sua dimensão, características, oportunidades e requisitos, bem como do posicionamento do TER em Portugal face à concorrência, identificando as áreas onde será necessário intervir para melhorar a competitividade do TER em Portugal. Desta forma, o TER em Portugal ficará dotado de instrumentos que possibilitem aumentar a rentabilidade desta atividade turística no meio rural e o seu crescimento de forma atrativa e competitiva, com capacidade para corresponder às novas tendências da procura e para apresentar um conjunto de propostas concretas de oferta. |
Enquadramento
As políticas nacionais e comunitárias de desenvolvimento rural, que têm por objetivo combater os efeitos da desruralização do país procurando induzir o desenvolvimento sustentável das zonas rurais e estimular a diversificação das atividades económicas através do aproveitamento dos seus recursos endógenos, encaram o turismo como uma atividade capaz de dinamizar a economia, gerar emprego e contribuir para a fixação da população. Em 2008 o volume de negócios do TER atingiu 42,1 milhões de euros. A capacidade de alojamento do TER apresentou uma tendência de crescimento no período de 2000-2008. Apesar do potencial de desenvolvimento do TER, da importância que tem nos territórios rurais e dos progressos verificados, ainda existem insuficiências, ex: no domínio da competitividade empresarial em particular neste setor de atividade, determinante para a sustentabilidade económica e social de muitas zonas rurais. Neste contexto, e numa perspectiva de dinamização económica e social das zonas rurais, de utilização do TER como alavanca desta dinamização, afigura-se premente realizar um trabalho que contribua para definir os modelos de desenvolvimento e de negócio do TR com o objetivo de adequar a oferta a turistas estrangeiros. |
Objetivos
Os objetivos do estudo são dotar o setor, instituições e agentes económicos envolvidos, de conhecimentos profundos do mercado, designadamente a sua dimensão, características, oportunidades e requisitos, bem como do posicionamento do TER em Portugal face à concorrência, identificando as áreas onde será necessário intervir para melhorar a competitividade do TER em Portugal. |
Descrição
Este projeto compreende as seguintes atividades: 1. Preparação do Estudo - reuniões de trabalho entre GPP, DGADR, Turismo de Portugal e outras entidades que operam no TER nas diferentes regiões do Continente com vista à identificação dos problemas e necessidades tendo em vista o desenvolvimento do TER, em particular, na ótica da internacionalização. Foi assim sistematizada informação sobre a situação atual do TER e preparado o modelo com os diferentes aspectos a analisar nas 10 reuniões que se realizaram; 2. Elaboração do Estudo - Realizado por uma empresa de consultoria em Turismo; 3. Acompanhamento do estudo - da responsabilidade de uma equipa técnica composta por elementos do GPP, da DGADR e do TP; 4. Revisão do estudo - promoção das alterações consideradas adequadas, pela equipa técnica responsável pelo acompanhamento do estudo, junto da empresa contratada; 5. Publicação/conceção gráfica do estudo - conceção gráfica do estudo e posterior edição em suporte papel e electrónico; 6. Divulgação do estudo - Efectuada através dos suportes disponíveis, papel, electrónico e CD e também através de uma conferência organizada para o efeito; 7. Realização de conferência para apresentação conclusões.
|
Resultados
Disponibilização de um modelo de desenvolvimento (instrumentos de apoio ao desenvolvimento) e de um modelo de negócio (identificação e captação de segmentos alvo e produção e colocação no mercado do sistema de valor que vai ao encontro das suas preferências) para o produto ""Turismo Rural"" em Portugal, que possa ser aplicado/desenvolvido. Desta forma, o TER em Portugal ficará dotado de instrumentos que possibilitem aumentar a rentabilidade desta actividade turística no meio rural e o seu crescimento de forma atrativa e competitiva, de capacidade para corresponder às novas tendências da procura e para apresentar um conjunto de propostas concretas de oferta e consumo dentro da motivação do Turismo Rural que permitam explorar da melhor forma as oportunidades de mercado. O produto deste projeto foi a edição de um estudo sobre a internacionalização do Turismo Rural que definirá o modelo de desenvolvimento e o modelo de negócio a implementar no Continente. Foram editados 2000 exemplares em formato papel e produzidos 1000 CDs.
|
Outra informação
|
Contacto
Nome: Gabinete de Planeamento e Políticas
Morada:
Telefone: 213819319 E-mail: gpp@gpp.pt
Website: |
Documentos: |
Data da informação: 15-10-2015 |
|
|
|