|
PORTALRURAL |
|
Título: PORTALRURAL - Promoção e Divulgação da Informação no Mundo Rural |
Tipologia: Promotor individual |
Promotor: NERPOR -Associação Empresarial da Região de Portalegre (Organização empresarial da indústria e serviços) |
Outros promotores:
|
Localização: Alentejo - Alto Alentejo
|
Concelho: |
Fundo: FEADER Programa: PRRN |
Área de intervenção / Ação:
AI 4 Facilitação do Acesso à Informação 4.3. Tratar conteúdos e respectiva divulgação
|
Prioridade temática: Governança |
Custo total: 72.345 € Financiamento comunitário: 38.029 € |
Financiamento Nacional: 34.316 € Financiamento privado:0 € |
Data de aprovação: 03-2011 Data de conclusão: 12-2012 |
Síntese
Este projeto pretendeu contribuir para a divulgação e conhecimento da Inovação empresarial no Norte Alentejo. O objectivo inerente a esta iniciativa foi o de tratar e divulgar conteúdos e promover os sectores agrícolas,permitindo-lhes o acesso ao conhecimento de modo a tornarem-se mais competitivas, definirem estratégias mais dinâmicas que lhes permitam melhorar as suas performances. |
Enquadramento
A facilitação do acesso à informação é hoje ainda uma das grandes dificuldades com que o mundo rural se debate, as infraestruturas nomeadamente as linhas de banda larga demoram a chegar ao mundo rural, e em alguns locais poderão mesmo não chegar, sendo os seus custos demasiado caros e provocando situações de marginalidade. Pretende-se assim criar conteúdos adaptados às necessidades dos habitantes do Mundo Rural com informações de interesse para os agentes do mundo rural. |
Objetivos
Como objectivos operacionais pretende-se: - Promover a competitividade das empresas através da presença em novos mercados e/ou da melhoria dos produtos e processos; - Aumentar o domínio da cadeia de valor nos sectores considerados primários, reforçando os factores de competitividade associados a inovação; - Promover a divulgação e informação de novas tecnologias relevantes para o desenvolvimento dos sectores da região.a melhoria dos produtos e processos. |
Descrição
A NERPOR no decurso de 2011 e 2012 elaborou e desenvolveu um suporte audiovisual (DVD), onde foram abordadas um conjunto de empresas dos sub-sectores do azeite, transformação de carnes, vinho, queijos e de outros produtos, no objectivo de demonstrar e divulgar exemplos de boas práticas e de inovação empresarial. Pretendeu-se com este DVD difundir junto da comunidade rural, exemplos de sucesso ao nível do produto e dos processos que possam contribuir e replicar noutros agentes do mercado as praticas adoptadas, onde se focarão genericamente os múltiplos aspectos da região do Norte Alentejo. Foram igualmente colocadas no portal NERPOR, no sub portal do projeto (Portal Rural) centenas de noticias ao longo da duração do projeto sobre tematicas relacionadas com o Mundo rural. |
Resultados
Os resultados e metas que se pretendem atingir com a operação foram o da promoção e sustentabilidade do crescimento económico e do emprego, através do aumento do valor económico dos produtos do território.Os efeitos que se pretendem alcançar repercutem-se sobre o território, quer ao nível do seu tecido empresarial, promovendo a divulgação e promoção das empresas, a sustentação/sobrevivência das actualmente existentes, o aumento da qualidade dos seus serviços e produtos, a rentabilidade dos negócios e a criação de emprego), quer ao nível das pessoas, promovendo o emprego e as qualificações e, bem assim, a atractividade do território enquanto local para viver e trabalhar, contrariando a retracção do crescimento populacional que se tem registado nos últimos anos. |
Outra informação
Pretendemos promover de forma activa nas empresas uma mudança cultural no sentido de favorecer uma visão da inovação, através da divulgação de conteúdos, informação sobre novas tecnologias e novas técnicas e divulgação de boas práticas como principal factor de competitividade e desenvolver localmente as capacidades e o conhecimento necessário para que se possam, de facto, actuar como estímulos a um aproveitamento eficaz das tecnologias já existentes. |
|
Documentos: |
Data da informação: 03-09-2013 |
|
|
|