|
FUTURURAL |
|
Título: FUTURURAL- As Boas Práticas como Factor de Desenvolvimento do Mundo Rural |
Tipologia: Promotor individual |
Promotor: NERPOR/AE - Associação Empresarial da Região de Portalegre (Organização empresarial da indústria e serviços) |
Outros promotores:
|
Localização: Alentejo - Alto Alentejo
|
Concelho: |
Fundo: FEADER Programa: PRRN |
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
|
Prioridade temática: Constituição de parcerias |
Custo total: 68.734 € Financiamento comunitário: 34.436 € |
Financiamento Nacional: 34.436 € Financiamento privado:0 € |
Data de aprovação: 11-2011 Data de conclusão: 12-2012 |
Síntese
Este projeto identifica, sistematiza e divulga boas práticas e projetos bem sucedidos na região, procurando reconhecer os factores de sucesso. Foram tratados os subsetores dos vinhos, dos azeites, dos queijos e da cortiça e foi produzido um manual de boas praticas com resultados do projeto para cada um destes sub-sectores,este manual e o estudo são divulgados no sítio web do promotor. |
Enquadramento
O norte do Alentejo, distrito de Portalegre, território de incidência do projeto, apresenta forte atraso no desenvolvimento económico, com um tecido empresarial deficitário e mão-de-obra pouco qualificada. Na região predomina o setor primário, com maior número de empresas instaladas, sendo baixo o nível de emprego nos restantes setores da economia. A agricultura e indústrias agroalimentares assumem-se como os setores de maior relevo.A promoção de boas práticas e de novos conhecimentos facilita a otimização de recursos e promove o uso de novas tecnologias. As tecnologias de informação e comunicação reforçam e conferem vantagens competitivas à agricultura, silvicultura, agroindústrias e outras atividades, como turismo ou artesanato.As empresas destes setores têm utilizado a inovação enquanto instrumento capaz de induzir e sustentar a sua capacidade competitiva, apostando nas boas práticas e numa estrutura recursos humanos fortemente habilitados e qualificados. Assim e em resposta às medidas de política agrícola, reorganizaram os seus processos, criando novos sistemas e aparelhos de produção. Porém, muitas ainda não reestruturaram os seus produtos, nem delinearam novas estratégias face aos desafios do mercado europeu e global.O projeto dirige-se às empresas que se confrontam com os novos desafios do mercado e pretendem aumentar a competitividade, através da inovação e do desenvolvimento empresarial, e através certificação da qualidade dos produtos e processos produtivos. |
Objetivos
Objetivo geral: • Identificar, analisar e divulgar projetos de sucesso e boas práticas nas empresas agrícolas e agroalimentares com a finalidade de os promover junto dos outros agentes económicos e de salientar os fatores que conduziram ao seu sucesso e as metodologias utilizadas, em particular o uso das novas tecnologias. Objetivos operacionais: • promover a competitividade das empresas através da utilização de boas práticas que conduzam à melhoria dos produtos e processos; • aumentar o domínio da cadeia de valor no sector primário, reforçando os fatores de competitividade associados à inovação; • promover os casos de sucesso da região como exemplos a seguir. |
Descrição
1. Identificação e análise de boas práticas e projetos de sucesso nas PME; 2. Criação e gestão de uma base de dados específica que integre e sistematize boas práticas identificadas; 3. Produção de conhecimentos sobre os fatores que conduziram ao sucesso nos projetos das PME; 4. Elaboração de manuais de boas práticas para os subsetores dos vinhos, dos azeites, dos queijos e da cortiça; 5. Produção de relatório de benchmarketing para distribuição e disponibilização no sítio web do promotor; 6. Realizar atividades de divulgação: seminários, publicações, artigos publicados. |
Resultados
Realizações/Produtos: • Criada 1 base de dados. • Elaborados 4 manuais de boas práticas. • Relatório de benchmarketing produzido para distribuição ou download. • Realizadas 4 atividades de divulgação (seminários, publicações, artigos publicados). Resultados: • Possibilitada e facilitada a aprendizagem e a aplicação de bons exemplos empresariais por parte dos agentes económicos e de toda a sociedade; • Agentes económicos relacionados com o mundo rural tomam conhecimento das boas práticas identificadas e divulgadas: 4000 diretamente e 7500 indiretamente; • Interação e cooperação empresarial aumentada e facilitados os projetos comuns; • Dinâmica empresarial aumentada nas áreas de intervenção. Os resultados e metas que se pretendem atingir com a operação são o da competitividade empresarial e promoção da sustentabilidade do crescimento económico e do emprego, através do aumento do valor económico dos produtos do território. Os efeitos que se pretendem alcançar repercutem-se sobre o território, quer ao nível do seu tecido empresarial (promovendo a criação de novas empresas, a sustentação/sobrevivência das atualmente existentes, o aumento da qualidade dos seus serviços e produtos, a rentabilidade dos negócios e a criação de emprego), quer ao nível das pessoas, promovendo o emprego e as qualificações e, bem assim, a atratividade do território enquanto local para viver e trabalhar, contrariando a retração do crescimento populacional que se tem registado nos últimos anos |
Outra informação
|
Contacto
Nome: Jorge Firmino Rebocho Pais
Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre Apartado 202 - 7301-901 PORTALEGRE
Telefone: 245302300 E-mail: jorgepais@nerpor.pt
Website: www.nerpor.pt |
|
Data da informação: 30-08-2013 |
|
|
|