|
Informação e sensibilização da sociedade |
|
Título: Uma Sensibilidade Positiva da Sociedade |
Tipologia: Promotor individual |
Promotor: Confederação dos Agricultores de Portugal (Federação / Confederação ) |
Outros promotores:
|
Localização: Continente |
Concelho: |
Fundo: FEADER Programa: PRRN |
Área de intervenção / Ação:
AI 4 Facilitação do Acesso à Informação 4.3. Tratar conteúdos e respectiva divulgação
|
Prioridade temática: Governança |
Custo total: 391.361 € Financiamento comunitário: 19.568.052 € |
Financiamento Nacional: 19.568.052 € Financiamento privado:0 € |
Data de aprovação: 12-2010 Data de conclusão: 07-2012 |
Síntese
AGRICULTURA POSITIVA - O projecto Agricultura positiva tem como objectivo principal a transmissão duma imagem positiva do agricultor na sociedade, com recurso a canais directos e privilegiados para transmissão de informação alusiva ao mundo rural e aplicando o princípio clássico do marketing “ one to one”, assente na abordagem directa e individualizada da população alvo, através de locais e acções adequadas, tais como:Feiras, Stands;Distribuição de folhetos, revista e jornalinho ;Organização de seminários;Campanhas de divulgação e esclarecimento;Filme e spot.AGENDA RURAL - Criação duma agenda rural que permita informar todos os potenciais interessados sobre prazos e datas de importantes eventos, certames e outras ocorrências afectas ao mundo rural.PÁGINA INSTITUCIONAL NA REVISTA DA CAP - Manter uma página na revista do agricultor, destinada a prestar esclarecimentos sobre o funcionamento e as potencialidades da rede rural. |
Enquadramento
AGRICULTURA POSITIVA - Foi avaliado através de estudo o potencial das possíveis opções ao alcance da CAP, enquanto canais privilegiados de transmissão de informação susceptível de contribuir para a melhoria da imagem do mundo rural na sociedade moderna, facto que resultou na seguinte enumeração:Feiras; Stands;Distribuição de folhetos, revista e jornalinho;Organização de seminários.;Campanhas de divulgação e esclarecimento;Vídeo. AGENDA RURAL - Apesar de Portugal ser um país de pequena dimensão, a população rural desconhece ou carece de informação adequada sobre a realização de eventos, certames e outras ocorrências do seu próprio interesse, facto que é constantemente confundido com uma atitude passiva ou desinteressada da população, pelos diferentes eventos de cariz rural que se vão realizando ao longo do país. Paralelamente também se verifica muitas vezes que a população em geral desconhece igualmente datas de ocorrências do seu próprio interesse.Face ao exposto a CAP decidiu criar uma agenda rural que permita colmatar as falhas detectadas. PÁGINA INSTITUCIONAL NA REVISTA DA CAP - O sucesso da rede rural passa por uma adequada divulgação junto dos eventuais interessados. Desse modo é necessário eleger os órgãos de comunicação com maior expressão para o sector, entre os quais se encontra a revista do agricultor, facto que justifica plenamente a manutenção duma página alusiva à rede rural. |
Objetivos
- Transmissão do real papel do agricultor na sociedade, nomeadamente de produtor de alimentos, protector do ambiente e guardião de espaços afectos ao lazer e turismo no espaço rural. - Dar a conhecer os benefícios da PAC para o ambiente, segurança alimentar biodiversidade, gestão sustentável dos recursos naturais, agricultura e silvicultura sustentável, bem estar das populações que vivem em territórios rurais evitando o seu abandono, etc. -Transmitir confiança e credibilidade à opinião pública sobre os produtos agrícolas de excelência que são produzidos em Portugal. |
Descrição
UMA AGRICULTURA POSITIVA -Feiras:Disponibilizar localmente de forma optimizada, informação de qualidade e específica, susceptível de cativar a atenção dos visitantes, ao ponto de poder ainda ser transmitida por estes a terceiros. -Stands inter activos: Constituídos por painéis de informação, prestação de esclarecimentos, provas gastronómicas etc. -Videos e spots pedagógicos: Susceptíveis de despertar o interesse e esclarecer devidamente a população em geral. -Acões de sensibilização: Abrangentes ou específicas conforme a necessidade das diferentes temáticas. -Seminários e debates activos: Que permitam aos interessados esclarecer as suas dúvidas e exporem os seus pontos de vista, destacando-se a título de exemplo os mecanismos da PAC que conduziram à atribuição dos subsídios tão contestados pelos menos informados. -Distribuição de informação de interesse: Os folhetos, jornais, revistas e internet, são canais fundamentais para a transmissão de informação pertinente. AGENDA RURAL Criação e manutenção duma agenda virtual na internet, que possibilite alertar os interessados para a realização dos principais acontecimentos e ocorrências de interesse rural:Data da abertura da caça; Realização de seminários; Feiras e outros certames de natureza agrícola; Colóquios Concursos de equinos, caninos e raças autóctones; Leilões de gado. PÁGINA INSTITUCIONAL NA REVISTA DA CAP Optimização da divulgação da rede rural nacional através da criação duma página específica para o efeito na revista do agricultor, que permita prestar esclarecimentos sobre o funcionamento, potencialidades e vantagens de aderir à rede rural, bem como possa ir divulgando eventuais notícias e novas informações. |
Resultados
Em termos de resultados esperados pretende-se atrair a atenção da sociedade para esta temática, de modo a esclarecer devidamente a população sobre a importância do papel do agricultor na sociedade moderna, enquanto incontornável em termos de produção alimentar, protector do ambiente e guardião de espaços afectos ao lazer no espaço rural.PRODUTOSAGRICULTURA POSITIVA – Participação anual em 5 feiras ligadas à Agricultura e ao Desenvolvimento Rural (OVIBEJA em Beja, FIAPE em Estremoz, Feira Nacional de agricultura em Santarém, AGROLEITE na Póvoa do Varzim e AGROGLOBAL em Valada do Ribatejo) com uma mensagem positiva sobre o sector. O Stand utiliza frases como “Necessitamos de uma Política Agrícola estável para evitar o abandono das zonas rurais”, “Necessitamos de uma Política Agrícola forte para garantir a segurança alimentar”, “Necessitamos de uma Política Agrícola forte para produzir bens alimentares de qualidade”, “Necessitamos de uma Política Agrícola forte para garantirmos a nossa Soberania alimentar”, “Necessitamos de uma Política Agrícola forte para preservar o meio ambiente e a biodiversidade”. - Realização de 1 Seminário por ano relativos ao futuro da PAC. No de 2010 foi convidado o Comissário Europeu da Agricultura e Deputados Europeus para abordar este tema. Em 2012, durante o período da Feira Nacional da Agricultura foram realizados, para além do seminário sobre o futuro da PAC, os seminários dos Jovens Agricultores da CAP e sobre “O Leader e o Quadro Estratégico Comum”. Também em 2012 foram realizadas 3 sessões de trabalho de Jovens Agricultores da CAP.- Realização de um filme de cerca de 5 minutos intitulado “Agricultura – atividade de futuro” que está disponível no site da CAP.AGENDA RURALCriação e manutenção actualizada de uma agenda, na Internet, que identifica, ao dia, os vários acontecimentos que ocorrem ao longo de um ano.PÁGINA INSTITUCIONAL NA REVISTA DA CAPEm todas as revistas da CAP, desde Janeiro de 2011 até Julho de 2012 existe um artigo sobre as atividades desenvolvidas pela CAP no âmbito da Rede Rural Nacional. |
Outra informação
|
Contacto
Nome: Pedro Miguel Cunha de Morais Cruz
Morada: Confederação dos Agricultores de Portugal - Coordenador Departamento Associativismo
Telefone: 217100000/919227716 E-mail: pcruz@cap.pt
Website: www.cap.pt |
|
Data da informação: 04-09-2013 |
|
|
|