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Valorizar a produção de cereais. oleaginosas e proteaginosas
Título: Criação de Valor na Produção Nacional de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas
Tipologia: Parceria Público/Privada
Promotor: ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (Associação agrícola)

Outros promotores:
INRB - Instituto Nacional de Recursos Biológicos Administração Central
   
   
   
   
   
   
   
 

Localização: Região Centro; Alentejo
Concelho:  
Fundo: FEADER Programa: PRRN
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
   
   
Prioridade temática: Competitividade empresarial, inovação, empreendedorismo e gestão
Custo total: 71.340 € Financiamento comunitário: 35.670 €
Financiamento Nacional: 35.670 € Financiamento privado:0 €
Data de aprovação: 11-2011 Data de conclusão: 10-2011
Síntese
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A ANPOC pretende identificar e divulgar oportunidades que concorram para a maximização do valor da actividade agrícola, nomeadamente para o aumento da criação de valor associado à produção nacional de cereais, oleaginosas e proteaginosas.
Pretende-se respostas a duas questões complementares:
–Que oportunidades existem?
–Como desenvolvê-las?
Está-se perante uma grande diversidade de matérias primas, perante várias cadeias de valor distintas entre si e diferentes conceitos de oportunidade.
Procura-se com este projecto identificar e divulgar boas práticas tendo em vista o cumprimento dos objectivos acima mencionados.  
Enquadramento
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Os cereais são, tradicionalmente, um mercado de commodities indiferenciadas, onde os preços de venda são controlados por terceiros, que geram margens muito baixas e em que o produto é controlado por grandes players globais onde os produtores têm uma actuação muito atomizada e pouco valorizada. Para além disso, em Portugal, a comercialização dos cereais é dominada por produtos importados. O preço interno (produção nacional) situa-se por regra abaixo do preço de mercado do cereal importado, quer seja comunitário e/ou mundial. Como o contributo da produção nacional de cereais para o abastecimento é reduzido, cerca de 1 milhão de ton./ano para um nível de consumo global de aproximadamente 4 milhões, a formação dos preços é determinada pelos preços de importação.

No entanto, os restantes agentes da cadeia (transformação e comercialização) acabam por conseguir valorizar o produto para o consumidor final apoiando a sua capacidade de criar valor num conhecimento profundo do consumo e das suas tendências. A acrescer ao desiquilibrio nesta balança, o peso negocial destes operadores permite, muitas vezes, actuar em situações de “monopólio” na compra das matérias primas aos produtores.

Objetivos
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 Os objectivos específicos do presente projecto são:
• Identificação de Oportunidades (para as diferentes Matérias-Primas) ao longo da cadeia de valor
• Identificação de Oportunidades de Inovação
• Avaliação Qualitativa (potencial de criação de valor e exequibilidade) das Oportunidades
• Identificação dos meios necessários à implementação dessas mesmas Oportunidades
• Divulgação aos produtores nacionais das Oportunidades, da forma de concretização e dos possíveis apoios existentes
  
Descrição
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 O projecto terá uma duração de 12 meses e a metodologia seguida incluirá as seguintes  participações e actividades:
 
- Participações do INRB e ANPOC.
 
- Actividades:
 
A.1. Analisar o perfil das matérias-primas e as suas potenciais utilizações

A.2. Elencar as características distintivas das diferentes matérias-primas que permitam sustentar abordagens distintivas da produção global

A.3. Elencar novas linhas de desenvolvimento experimental que possam ter mais valor e ser mais rentáveis para os produtores nacionais

A.4. Compilar todo o conhecimento sobre a cadeia de valor de cada matéria prima, incluindo os perfis de utilização e os mercados

A.5. Identificar possíveis transformações que podem valorizar o produto

A.6. Identificar novos mercados alvo e oportunidades de internacionalização associadas à segmentação de produtos

A.7. Analisar o Consumidor e o Consumono futuro

A.8. Analisar estratégias de outras indústrias e boas-práticas, noutros países.

A.9. Elencar os tipos de integração na cadeia de valor, que podem criar diferenciação em cada fileira.
Resultados
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Com este projecto será possível detectar e divulgar formas de implementar estratégias de aumento de valor das produções ou de subida na cadeia de valor para os produtores nacionais de cereais, oleaginosas e proteaginosas. Mais concretamente, incluem-se entre os resultados esperados: 
• O sistematizar e o mapear de novas oportunidades
• A definição de prioridades e a descrição das novas oportunidades
• A divulgação das novas oportunidades, tendo em vista a sua adopção pelos produtores

Relativamente à situação de partida, o objectivo passa, assim, por criar condições para que as actividades dos produtores de cereais, oleaginosas e proteaginosas seja mais rentável, permitindo melhorar as condições económicas e sociais dos agricultores que se dedicam a estas actividades. 
Outra informação
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Contacto
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Nome: Bernardo Bagulho Albino
Morada: Presidente da ANPOC
Telefone: 962835155 E-mail: assnpoc@gmail.com
Website:  
Documentos:  
Data da informação: 04-12-2013

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