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ENOTURIS
Título: ENOTURIS
Tipologia: Parceria Privada
Promotor: ADREPES (GAL)

Outros promotores:
APRODER GAL
TAGUS GAL
   
   
   
   
   
   
 

Localização: Região Lisboa
Concelho:  
Fundo: FEADER Programa: PRRN
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
   
   
Prioridade temática: Diversificação da economia rural/Turismo Rural
Custo total: 91.062 € Financiamento comunitário: 45.531 €
Financiamento Nacional: 45.531 € Financiamento privado:0 €
Data de aprovação: 10-2011 Data de conclusão: 01-2013
Síntese
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A ADREPES, durante o LEADER, apoiou o desenvolvimento da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, não só com financiamento de agentes económicos apostados nesta vertente, como através de projectos de cooperação, onde a rede local de oferta era parte fulcral da parceria.Em conjunto com outras entidades, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, a Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, a Região de Turismo da Costa Azul e as Câmaras de Palmela, Montijo e Setúbal, constituíram um grupo de trabalho com a função de reflectir sobre a situação do enoturismo no território, oportunidade e ameaças, da qual resultou um plano estratégico que, desde então, tem sido posta em prática, com resultados extremamente positivos.
A região de Lisboa e Vale do Tejo inclui as Rotas de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul, Oeste, Ribatejo e Bucelas, Carcavelos e Colares, todas criadas com o objectivo de promover o potencial turístico das regiões em que estão inseridas.Os problemas com que se deparam são em tudo semelhantes: fraca qualificação dos aderentes para a vertente turística, pouca animação associada às rotas, poucos instrumentos de apoio financeiro que Impulsionem a sua dinamização e contribuam para alcançarem sustentabilidade.
Baseada na sua experiência nesta área, a ADREPES, em parceria com a APRODER, e TAGUS, realizou um conjunto de iniciativas ligadas ao Enoturismo na região vitivinícola de Lisboa e Vale do Tejo – seminários, workshops e a elaboração do estudo “Públicos do Enoturismo”, que permitiram a transferência de conhecimento e a cooperação entre territórios.
O estudo foi desenvolvido em duas fases: na primeira foram realizados questionários aos visitantes da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e entrevistas às agências de viagem e elaborado um relatório que apresenta os resultados e conclusões relativas ao comportamento de compra e consumo dos visitantes. Na segunda fase, que teve em consideração o relatório anterior, pretendeu-se analisar tendências de mercado dos públicos do enoturismo e fornecer propostas e orientações para melhorar a oferta enoturística. (ver conclusões).
Enquadramento
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As rotas de vinhos apresentam algumas fragilidades, nomeadamente:
• Inexistência de legislação que as regulamente;
• Necessidade de funcionamento e promoção em rede;
• Falta de animação;
• Fraca qualificação dos vitivinicultores na área do turismo;
• Pouca articulação entre adegas e demais oferta: turismo activo, restauração, alojamento, artesanato;
• Inexistência de informação sistematizada sobre o mercado de forma a orientar uma política de promoção e desenvolvimento adequada;
• Carência de instrumentos de financiamento para a sua consolidação. 
No entanto verificamos que:
• A articulação da vitivinicultura com outras actividades económicas gera efeitos multiplicadores na criação de riqueza das regiões;
• As rotas de vinhos estão organizadas por regiões vitivinícolas onde co-existem estruturas associativas com uma vasta experiência na dinamização do desenvolvimento territorial;
• Existe disponibilidade par parte das rotas de vinhos para incorporar metodologias de boas práticas e novas conhecimentos; 
• Existe uma procura cada vez maior para este tipo de turismo, registando índices de crescimento anual na ordem dos 7%.
Objetivos
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O projecto teve como objectivos:
• A transferência de conhecimentos e metodologias entre os diversos actores e entidades envolvidas.
• A apropriação de boas práticas implementadas noutras regiões, que permitiram colmatar algumas das necessidades diagnosticadas nos territórios parceiros;
• Facilitação da cooperação entre as regiões vitivinícolas de Lisboa e Vale do Tejo;
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Descrição
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Oficina  de marketing   e redes  sociais - Esta actividade denominada "Marketing e Redes Sociais na Promoção do Vinho e do Enoturismo" realizou-se dia 7 de Julho, no período da tarde, na Biblioteca Municipal de Palmela e foi organizada pela ADREPES. Permitiu demonstrar aos participantes a utilidade das redes sociais (facebook, twitter, flickr e outros} e outras ferramentas WEB na divulgação dos seus produtos e serviços, bem como na gestão e captação de clientes. A oficina contou com 42 participantes, distribuídos por produtores de vinhos, relações públicas de empresas do sector e técnicos de turismo da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Jornadas  Técnicas - " Inovar e qualificar a oferta  enoturística"- Esta actividade teve como principal objectivo afirmar as rotas de vinhos como entidades vocacionadas para a promoção do enoturismo. As jornadas decorreram em Palmela, dia 9 de Novembro, no âmbito do Dia Europeu do Enoturismo. Estiveram presentes empresas do sector vitivinícola, agentes de animação turística, empresas de restauração e hotelaria, num total de 140 participantes. Foram realizadas palestras sobre os seguintes temas: - 0 enoturismo como investimento no desenvolvimento local e na criação de riqueza; - 0 mercado do enoturismo e o perfil do enoturista; - 0 papel das rotas de vinhos na criação de produtos turísticos únicos, competitivos e de elevada qualidade: apresentação de casos de sucesso em Portugal: as Rotas de Vinhos do Alentejo, Douro e Península de Setúbal; apresentação de casos de sucesso no estrangeiro: o exemplo da Rota de Vinhos de La Rioja-Alavesa, da Argentina, Austrália e Estados Unidos; - O caso do Moscatel de Setúbal como elemento de promoção de uma região; - Modelos de organização e gestão da qualidade das rotas de vinhos: apresentação da experiência espanhola na certificação de rotas de vinhos através da Associação Espanhola das Cidades doVinho; Mesa redonda com rotas de vinhos.
Estudo  sobre  "Públicos  do Enoturismo" -  Sem dúvida uma das actividades mais inovadoras, pois não existe em Portugal nenhum estudo que trace o perfil do consumidor deste tipo de produto turístico. Vai permitir que, a nível nacional, as rotas de vinhos se posicionem correctamente no mercado e se reestruturem de forma a prestar um serviço para o qual existe de facto procura. 
Objectivos: Conhecer os enoturistas - quem são, onde estão, o que procuram, motivações, preferências, as suas fontes de informação e sobretudo como tomam as suas opções; Perceber como reestruturar a oferta turística ao nível do enoturismo para atrair um maior número de visitantes, combater a sazonalidade e prolongar o ciclo de vida dos produtos e destinos; Conhecer as tendências do mercado do enoturismo e os níveis de exigência dos enoturistas e conseguir antecipar a adequação da oferta (tipo de percursos enoturisticos e actividades) aos seus gostos e preferências; Ajudar a definir uma campanha promocional eficaz sustentada nas motivações dos enoturistas; Conhecer as mutações no mercado turístico de forma a conseguir conquistar novos públicos; Criar sistemas simples de monitorização sobre as características dos enoturistas.
Resultados
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Em sede de análise, a candidatura foi alvo de diversas reduções no seu orçamento, o que originou inúmeras dificuldades e constrangimentos, levando a parceria a reestruturar todo o projecto, mantendo contudo o objectivo inicial. 
A apropriação conjunta de conhecimentos e boas práticas ficou aquém do que estava previsto em candidatura. No entanto, um esforço acrescido dos parceiros e as excelentes relações entre os agentes dos territórios cooperantes permitiu reunir, compilar e divulgar os principais resultados do projecto e que podem ser visualizados e apropriados ao aceder à página electrónica da ADREPES e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.
Outra informação
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Contacto
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Nome: Manuela Sampaio
Morada: Coordenadora ADREPES
Telefone: 212337930/914399539 E-mail: manuela.sampaio@adrepes.pt
Website: www.adrepes.pt
Data da informação: 16-12-2013

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