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Projeto integrado de comunicação
Título: COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Tipologia: Promotor individual
Promotor: MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local (Federação / Confederação )

Outros promotores:
   
   
   
   
   
   
   
   
 

Localização: Portugal
Concelho:  
Fundo: FEADER Programa: PRRN
Área de intervenção / Ação:
AI 4 Facilitação do Acesso à Informação 4.1. Elaborar quadro de prioridades em matéria de informação e de canais de comunicação
AI 4 Facilitação do Acesso à Informação 4.2. Criar e manter o site da Rede Rural e outros meios de comunicação que venham a ser considerados adequados ao funcionamento da RR
AI 4 Facilitação do Acesso à Informação 4.3. Tratar conteúdos e respectiva divulgação
Prioridade temática: Divulgação das boas práticas identificadas e dos produtos resultantes do funcionamento da rede
Custo total: 324.769 € Financiamento comunitário: 162.384 €
Financiamento Nacional: 162.384 € Financiamento privado:0 €
Data de aprovação: 12-2010 Data de conclusão: 09-2013
Síntese
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A operação pretende ser um projecto integrado de comunicação e visibilidade, já iniciado pela MINHA TERRA e a sua rede de associados, com a participação na Feira Nacional de Agricultura em 2010.

Propõem-se 7 actividades fortemente interligadas e dependentes da acção dos GAL e de outros actores do desenvolvimento rural, no âmbito dos PDR, mas também de outros programas.

Actividade 1: Plano de Comunicação e Informação
Actividade 2: Oficinas de formação acção em alternância em Media e criação de rede de correspondentes.
Actividade 3: Produção e edição de um jornal bimestral
Actividade 4: Participação em eventos
Actividade 5: Iniciativa 20 anos LEADER em Portugal
Actividade 6: Criação e exibição de pequeno programa televisivo semanal 
Actividade 7: Programa de rádio semanal – “Diversificar a economia, criar emprego e melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais”

Com a inspiração de algumas iniciativas no âmbito das Redes LEADER II e LEADER+, como o Jornal dedicado à Abordagem LEADER, enriquecido com novas experiências. 
Enquadramento
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A experiência LEADER enquanto Programa Comunitário no quadro da Política Agrícola Comum, foi do ponto de vista metodológico (descentralização, participação, inovação, cooperação, empowerment, multisectorialiadade, trabalho em rede, etc.)  mas principalmente ao nível dos resultados nos territórios rurais uma iniciativa única. A capacitação das parcerias territoriais (Grupos de Acção Local), a disseminação de novos modelos de governação, a proximidade entre os promotores e os técnicos , contribui para que no seio da PAC  se fomentasse uma nova maneira de “fazer desenvolvimento” nas zonas rurais. Hoje esta abordagem está integrada dos PDR.

Desde sempre a visibilidade e reconhecimento pela qualidade e resultados do seu trabalho foram aspirações dos actores do desenvolvimento rural e dos GAL em particular. 
Contudo, o mundo rural supostamente despovoado e fragilizado, sempre teve dificuldade em se promover junto da opinião pública. Apenas consegue “tempo de antena”, quando é assolado por desgraças e cataclismos.
A opinião pública não conhece os verdadeiros territórios rurais, as suas potencialidades, produtos, serviços e agentes empreendedores. Assim como não reconhece e/ou compreende a necessidade de políticas públicas de apoio a estes territórios e actividades. 
Esta operação pretende contribuir para alterar esta situação.

Desde finais de 1999, com alguns interregnos, foi publicado um jornal de animação da rede LEADER. 
Concebido no quadro das actividades da Célula de Animação da Rede LEADER II, foi reformulado e relançado no âmbito da Rede Portuguesa LEADER+. 
Na fase final da última série, com uma tiragem de 6000 exemplares, era distribuído pelo correio directamente a mais de 1000 destinatários e fundamentalmente através das estruturas dos GAL aos promotores de projectos, entidades parceiras e população em geral. 
Esta dinâmica, entretanto interrompida poderá ser reactivada, com o lançamento de uma nova publicação que volte a dar visibilidades as experiências de desenvolvimento local nos territórios rurais, no quadro de um projecto de comunicação integrado 
Objetivos
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Dar a conhecer os territórios rurais e as intervenções apoiadas no âmbito das políticas de desenvolvimento rural, com destaque para a Abordagem LEADER, capacitando os agentes para melhor comunicar, divulgando boas práticas, oportunidades, produtos, serviços e experiências positivas, contribuindo para a mudança de percepções sociais acerca do mundo rural. 
Descrição
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As actividades decorrem entre Janeiro de 2010 e Dezembro de 2011.

Actividade 1: Plano de Comunicação e Informação
Concepção de um Plano de Comunicação e Informação com o objectivo de divulgar as boas práticas desenvolvidas pelos GAL, potenciando a sua disseminação, assim como os produtos, recursos endógenos e as suas potencialidades. 
Este Plano contemplará a definição de objectivos intermédios, públicos-alvo, estratégias de actuação e meios a utilizar para atingir cada um deles, e acções concretas a desenvolver. 
Será elaborado com base numa contratação de serviços especializados (proposta em anexo), em estrita articulação com a equipa do projecto e a direcção da MINHA TERRA.

Actividade 2: Oficinas de formação acção em alternância em Media e criação de rede de correspondentes.
Realização de 3 oficinas de formação acção em alternância com a duração de 6 horas cada e com capacidade para 15 participantes, técnicos dos GAL e outros agentes do mundo rural. Através destas oficinas será também criada uma rede de comunicação entre os participantes. 
Cada oficina terá uma temática diferente mas complementar às restantes.
• 1ª Oficina – Estratégias de Comunicação aplicadas ao Desenvolvimento Local: Como delinear um plano de acção e qual a melhor forma de o implementar.
• 2ª Oficina – A utilização dos instrumentos de Comunicação: como assegurar a eficácia de cada instrumento e como medir o retorno.
•  3ª Oficina – Criação e manutenção de redes de comunicação.

Actividade 3: Produção e edição de um jornal bimestral 
Concepção, produção e edição de um jornal bimestral sobre a abordagem LEADER e desenvolvimento local nos territórios rurais. 
O jornal pretende assumir-se como instrumento privilegiado de animação da rede de Grupos de Acção Local (troca de informação e de experiências e reflexão). 
Será desenvolvida em articulação estreita e com o compromisso de divulgação de iniciativas de outros membros da rede sobre os principais temas e resultados da abordagem LEADER em Portugal e sempre que possível noutros EM da UE.
Trata-se de uma iniciativa plurianual, cujo lançamento decorrerá em 2010 e deverá manter-se, pelo menos, até ao final do período de programação, apoiada pelo Programa da RRN, devendo ser equacionada a sua sustentabilidade técnico-financeira no decurso de 2014.
O jornal terá Director, Conselho Editorial em que terão assento a MINHA TERRA, a RRN e representantes das AG/ST dos 3 PDR, Editor e Redacção, recebendo também colaborações externas.
Será realizado um projecto gráfico global para o jornal, a que depois a paginação corresponderá em cada edição.
No quadro da presente operação serão produzidas 7 edições, com 6.000 exemplares cada. O formato do jornal fechado será 26.5x34.8 cm, com 24 páginas (incluindo capa). 

Actividade 4: Participação em eventos
A MINHA TERRA promoveu a participação dos Grupos de Acção Local (GAL) na 47ª Feira Nacional de Agricultura (em Santarém), que decorreu de 5 a 13 de Junho de 2010. Pretende-se reeditar esta participação na Feira.
Resultados
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Resultados principais:
- Territórios rurais mais conhecidos e reconhecidos pela opinião pública    e atractivos;
- produtos e serviços das zonas rurais mais apetecíveis e procurados;
- Políticas de apoio ao desenvolvimento rural e intervenção dos GAL compreendidas e valorizadas;
- Percepções sociais acerca do mundo rural mais realistas e positivas;
- Agentes de Desenvolvimento Local / técnicos dos GAL capacitados nos domínios da comunicação

Produtos principais:
- 1 plano de comunicação e informação;
- 7 números de jornal bimestral (24 páginas a cores);
- 25 pequenos programas de televisão;
- 25 pequenos programas de rádio;
- material promocional de suporte à participação em eventos. 
Outra informação
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Contacto
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Nome: Luís Miguel Correia Chaves
Morada: Coordenador
Telefone: 919578282 E-mail: lmchaves@minhaterra.pt
Website:  
Documentos:  
Data da informação: 04-12-2013

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