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Jovem Empresário Rural
Título: Jovem Empresário Rural - Um novo conceito para potenciar o desenvolvimento do Mundo Rural
Tipologia: Promotor individual
Promotor: AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (Federação / Confederação )

Outros promotores:
   
   
   
   
   
   
   
   
 

Localização: Portugal
Concelho:  
Fundo: FEADER Programa: PRRN
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.3. Promover o acompanhamento da integração de boas práticas transferidas no desempenho dos agentes de desenvolvimento rural
   
Prioridade temática: Competitividade empresarial, inovação, empreendedorismo e gestão
Custo total: 329.110 € Financiamento comunitário: 164.555 €
Financiamento Nacional: 164.555 € Financiamento privado:0 €
Data de aprovação: 12-2011 Data de conclusão: 09-2013
Síntese
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As dificuldades dos jovens que vivem em meio rural agravam-se cada vez mais, associadas a um forte sentimento de incertezas, devido ao desenvolvimento tecnológico, à especialização, ao aumento da dimensão económica viável das explorações, e ainda ao elevado risco e conotação negativa que envolve a actividade agrícola. A agricultura tende a ser uma actividade cada vez menos atractiva, levando ao abandono das zonas rurais, a um envelhecimento progressivo das populações nestas áreas, e a uma degradação ambiental progressiva do meio rural.
Conhecendo esta realidade, bem como as dificuldades que as políticas de apoio aos jovens agricultores têm tido para inverter esta situação, a AJAP tem vindo desde há alguns anos a lutar pelo reconhecimento de um novo conceito potenciador do desenvolvimento em zonas rurais: o JOVEM EMPRESÁRIO RURAL. Com este novo conceito, será possível associar e complementar a produção agrícola com actividades, nomeadamente actividades de comercialização e exportação de produtos agrícolas (lojas, contratos directos de distribuição, sites,…), restaurantes com produtos locais, actividades turísticas e de lazer ou actividades de protecção e divulgação ambiental) que permitam aumentar rendimentos e assegurar uma melhor qualidade de vida. Só assim será possível garantir a fixação dos jovens às zonas rurais e inverter os fenómenos de abandono e degradação ambiental.

O objectivo do projecto centra-se, assim, na estruturação do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL, criando as bases para a sua adopção pelos jovens. Mais especificamente, o projecto passa pela promoção da identificação, análise e difusão de boas práticas e novos conhecimentos que permitam que os jovens com actividades agrícolas complementem e integrem actividades que se enquadram no conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL.

Enquadramento
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Pontos fortes (aspectos positivos)
• Experiência do promotor no sector e no apoio aos jovens agricultores
• Qualidade técnica e experiência da equipa do projecto
• Ligação sólida a uma base de associados alargada e muito diversa

Pontos fracos (aspectos negativos)
• Reduzido nível médio de formação dos jovens em meio rural
• Aversão ao risco e inovação por parte de muitos jovens em meio rural
• Descapitalização e reduzida capacidade de investimento em meio rural

Necessidades (o que é preciso implementar)
• Identificar e definir de forma clara e objectiva o novo conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL
• Produzir conhecimento e boas práticas que permitam a adopção do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL pelos jovens
• Divulgar conhecimento e boas práticas e promover o acompanhamento da adopção do conceito pelos jovens

Oportunidades (as soluções que se têm que encontrar)
• Criação de um novo conceito, com potencial para inverter a situação desfavorável em que se encontram muitos jovens em meio rural
• Desenvolvimento de novas actividades complementares e integradas com a actividade agrícola, quebrando a tendência de abandono e degradação das zonas rurais
• Reconhecimento publico da figura do JOVEM EMPRESÁRIO RURAL e constituição de um quadro de apoio específico que incentive os jovens a apostar neste novo conceito inovador e empreendedor

Objetivos
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• Identificar, analisar e divulgar boas práticas e projectos de sucesso, nacionais e internacionais, que integrem actividades complementares às actividades agrícolas
• Produzir e divulgar conhecimentos sobre os factores condicionantes ou potenciadores do sucesso e das boas práticas identificadas
• Produzir e divulgar conhecimentos sobre esta nova abordagem à actividade no meio rural, ou seja, sobre o conceito e a forma de implementação da figura do JOVEM EMPRESÁRIO RURAL
• Definir metodologias de análise e transferência de boas práticas e novos conhecimentos

Descrição
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• Estudo de caracterização geral da população jovem em meio rural: análise inicial de caracterização do universo de estudo, com base em fontes secundárias e apoiada em especialistas do sector; constitui a base inicial do projecto 
• Definição e estruturação prévia do conceito de Jovem Empresário Rural: análise baseada na literatura e em fontes secundárias de informação, com o objectivo de estabelecer um conceito / práticas de base que suportarão depois toda a análise efectuada ao longo do projecto
• Visita a explorações de Jovens Empresários Rurais europeus: visa analisar casos de estudo e boas práticas a nível internacional, de forma a apoiar a análise subsequente
• Selecção de uma amostra alargada de Jovens Empresários Rurais (300 Jovens Empresários Rurais): primeira amostra que será trabalhada; a dimensão da amostra permitirá efectuar análise estatística a nível regional, com suporte georeferencial
• Elaboração e validação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais
• Aplicação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais (amostra alargada): inquéritos presenciais com perguntas abertas e fechadas
• Análise da informação e definição de boas práticas no âmbito do conceito de Jovem Empresário Rural
• Definição e estruturação intermédia do conceito de Jovem Empresário Rural, com enfoque nos factores condicionantes ou potenciadores do sucesso e das boas práticas identificadas: primeira abordagem ao conceito de Jovem Empresário Rural, que servirá de base à análise subsequente
• Selecção de uma amostra restrita de Jovens Empresários Rurais (100  Jovens Empresários Rurais): sub-amostra da amostra inicial; a amostra é de menor dimensão, permitindo ter acesso a informação mais detalhada e a selecção dos casos com maior potencial
• Elaboração e validação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais
• Aplicação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais (amostra restrita): inquéritos detalhados
• Análise da informação, identificação de factores condicionantes ou potenciadores do sucesso e definição de boas práticas no âmbito do conceito de Jovem Empresário Rural: definição final do conceito de Jovem Empresário Rural
• Promoção de Casos de Sucesso de Empreendedorismo Jovem no Espaço Rural: acompanhamento de casos de estudo no terreno, com o objectivo de incentivar a adopção de boas práticas e encontrar exemplos para apoiar a divulgação do projecto
• Acções de  divulgação directa junto de potenciais Jovens Empresários Rurais: acções no terreno (reuniões alargadas locais) desenvolvidas pelos técnicos da AJAP

Resultados
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1. Identificação, análise, e definição do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL
2. Produção de conhecimento e boas práticas que permitam a adopção do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL
3. Reconhecimento publico da figura do JOVEM EMPRESÁRIO RURAL e constituição de um quadro de apoio específico que incentive os jovens a apostar neste novo conceito
4. Divulgação de conhecimento e boas práticas (nos media, no sector e nos agricultores), implementação do quadro de apoio específico, e promoção e acompanhamento da adopção do conceito pelos jovens em meio rural

Produtos / formas de divulgação do projecto 

• Workhops regionais “Lançamento da Figura do Jovem Empresário Rural” (3 workshops)
• Workshop “Factores de sucesso e limitações no conceito de Jovem empresário Rural”
• Elaboração de livro: "Inovação e Empreendedorismo no Mundo Rural - A Figura do Jovem Empresário Rural"
• Seminário Europeu sobre a figura do Jovem Empresário Rural
• Vídeo “O Mundo rural – a Figura do Jovem Empresário Rural”
• 10 Fichas How To - Divulgação de temas específicos relacionados com a actividade do Jovem Empresário Rural
• Livro de Boas Práticas: Comercialização e Internacionalização: sendo a comercialização e a internacionalização um aspecto chave do potencial sucesso dos Jovens Empresários Rurais, optou-se por produzir um livro de apoio com este objectivo
• Guião "Incentivos à instalação de Jovens Empresários Rurais": pretende definir modelos para a criação de incentivos à instalação de Jovens Empresários Rurais, que sirvam de base a futuras políticas a desenvolver

Outra informação
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Contacto
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Nome: José Firmino Brunhoso Cordeiro
Morada:  
Telefone: 213244970 E-mail: ajap@ajap.pt
Website:  
Documentos:  
Data da informação: 17-01-2014

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