|
Jovem Empresário Rural |
|
Título: Jovem Empresário Rural - Um novo conceito para potenciar o desenvolvimento do Mundo Rural |
Tipologia: Promotor individual |
Promotor: AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (Federação / Confederação ) |
Outros promotores:
|
Localização: Portugal |
Concelho: |
Fundo: FEADER Programa: PRRN |
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.3. Promover o acompanhamento da integração de boas práticas transferidas no desempenho dos agentes de desenvolvimento rural
|
Prioridade temática: Competitividade empresarial, inovação, empreendedorismo e gestão |
Custo total: 329.110 € Financiamento comunitário: 164.555 € |
Financiamento Nacional: 164.555 € Financiamento privado:0 € |
Data de aprovação: 12-2011 Data de conclusão: 09-2013 |
Síntese
As dificuldades dos jovens que vivem em meio rural agravam-se cada vez mais, associadas a um forte sentimento de incertezas, devido ao desenvolvimento tecnológico, à especialização, ao aumento da dimensão económica viável das explorações, e ainda ao elevado risco e conotação negativa que envolve a actividade agrícola. A agricultura tende a ser uma actividade cada vez menos atractiva, levando ao abandono das zonas rurais, a um envelhecimento progressivo das populações nestas áreas, e a uma degradação ambiental progressiva do meio rural. Conhecendo esta realidade, bem como as dificuldades que as políticas de apoio aos jovens agricultores têm tido para inverter esta situação, a AJAP tem vindo desde há alguns anos a lutar pelo reconhecimento de um novo conceito potenciador do desenvolvimento em zonas rurais: o JOVEM EMPRESÁRIO RURAL. Com este novo conceito, será possível associar e complementar a produção agrícola com actividades, nomeadamente actividades de comercialização e exportação de produtos agrícolas (lojas, contratos directos de distribuição, sites,…), restaurantes com produtos locais, actividades turísticas e de lazer ou actividades de protecção e divulgação ambiental) que permitam aumentar rendimentos e assegurar uma melhor qualidade de vida. Só assim será possível garantir a fixação dos jovens às zonas rurais e inverter os fenómenos de abandono e degradação ambiental. O objectivo do projecto centra-se, assim, na estruturação do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL, criando as bases para a sua adopção pelos jovens. Mais especificamente, o projecto passa pela promoção da identificação, análise e difusão de boas práticas e novos conhecimentos que permitam que os jovens com actividades agrícolas complementem e integrem actividades que se enquadram no conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL.
|
Enquadramento
Pontos fortes (aspectos positivos) • Experiência do promotor no sector e no apoio aos jovens agricultores • Qualidade técnica e experiência da equipa do projecto • Ligação sólida a uma base de associados alargada e muito diversa Pontos fracos (aspectos negativos) • Reduzido nível médio de formação dos jovens em meio rural • Aversão ao risco e inovação por parte de muitos jovens em meio rural • Descapitalização e reduzida capacidade de investimento em meio rural Necessidades (o que é preciso implementar) • Identificar e definir de forma clara e objectiva o novo conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL • Produzir conhecimento e boas práticas que permitam a adopção do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL pelos jovens • Divulgar conhecimento e boas práticas e promover o acompanhamento da adopção do conceito pelos jovens Oportunidades (as soluções que se têm que encontrar) • Criação de um novo conceito, com potencial para inverter a situação desfavorável em que se encontram muitos jovens em meio rural • Desenvolvimento de novas actividades complementares e integradas com a actividade agrícola, quebrando a tendência de abandono e degradação das zonas rurais • Reconhecimento publico da figura do JOVEM EMPRESÁRIO RURAL e constituição de um quadro de apoio específico que incentive os jovens a apostar neste novo conceito inovador e empreendedor
|
Objetivos
• Identificar, analisar e divulgar boas práticas e projectos de sucesso, nacionais e internacionais, que integrem actividades complementares às actividades agrícolas • Produzir e divulgar conhecimentos sobre os factores condicionantes ou potenciadores do sucesso e das boas práticas identificadas • Produzir e divulgar conhecimentos sobre esta nova abordagem à actividade no meio rural, ou seja, sobre o conceito e a forma de implementação da figura do JOVEM EMPRESÁRIO RURAL • Definir metodologias de análise e transferência de boas práticas e novos conhecimentos
|
Descrição
• Estudo de caracterização geral da população jovem em meio rural: análise inicial de caracterização do universo de estudo, com base em fontes secundárias e apoiada em especialistas do sector; constitui a base inicial do projecto • Definição e estruturação prévia do conceito de Jovem Empresário Rural: análise baseada na literatura e em fontes secundárias de informação, com o objectivo de estabelecer um conceito / práticas de base que suportarão depois toda a análise efectuada ao longo do projecto • Visita a explorações de Jovens Empresários Rurais europeus: visa analisar casos de estudo e boas práticas a nível internacional, de forma a apoiar a análise subsequente • Selecção de uma amostra alargada de Jovens Empresários Rurais (300 Jovens Empresários Rurais): primeira amostra que será trabalhada; a dimensão da amostra permitirá efectuar análise estatística a nível regional, com suporte georeferencial • Elaboração e validação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais • Aplicação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais (amostra alargada): inquéritos presenciais com perguntas abertas e fechadas • Análise da informação e definição de boas práticas no âmbito do conceito de Jovem Empresário Rural • Definição e estruturação intermédia do conceito de Jovem Empresário Rural, com enfoque nos factores condicionantes ou potenciadores do sucesso e das boas práticas identificadas: primeira abordagem ao conceito de Jovem Empresário Rural, que servirá de base à análise subsequente • Selecção de uma amostra restrita de Jovens Empresários Rurais (100 Jovens Empresários Rurais): sub-amostra da amostra inicial; a amostra é de menor dimensão, permitindo ter acesso a informação mais detalhada e a selecção dos casos com maior potencial • Elaboração e validação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais • Aplicação do inquérito aos Jovens Empresários Rurais (amostra restrita): inquéritos detalhados • Análise da informação, identificação de factores condicionantes ou potenciadores do sucesso e definição de boas práticas no âmbito do conceito de Jovem Empresário Rural: definição final do conceito de Jovem Empresário Rural • Promoção de Casos de Sucesso de Empreendedorismo Jovem no Espaço Rural: acompanhamento de casos de estudo no terreno, com o objectivo de incentivar a adopção de boas práticas e encontrar exemplos para apoiar a divulgação do projecto • Acções de divulgação directa junto de potenciais Jovens Empresários Rurais: acções no terreno (reuniões alargadas locais) desenvolvidas pelos técnicos da AJAP
|
Resultados
1. Identificação, análise, e definição do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL 2. Produção de conhecimento e boas práticas que permitam a adopção do conceito de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL 3. Reconhecimento publico da figura do JOVEM EMPRESÁRIO RURAL e constituição de um quadro de apoio específico que incentive os jovens a apostar neste novo conceito 4. Divulgação de conhecimento e boas práticas (nos media, no sector e nos agricultores), implementação do quadro de apoio específico, e promoção e acompanhamento da adopção do conceito pelos jovens em meio rural Produtos / formas de divulgação do projecto • Workhops regionais “Lançamento da Figura do Jovem Empresário Rural” (3 workshops) • Workshop “Factores de sucesso e limitações no conceito de Jovem empresário Rural” • Elaboração de livro: "Inovação e Empreendedorismo no Mundo Rural - A Figura do Jovem Empresário Rural" • Seminário Europeu sobre a figura do Jovem Empresário Rural • Vídeo “O Mundo rural – a Figura do Jovem Empresário Rural” • 10 Fichas How To - Divulgação de temas específicos relacionados com a actividade do Jovem Empresário Rural • Livro de Boas Práticas: Comercialização e Internacionalização: sendo a comercialização e a internacionalização um aspecto chave do potencial sucesso dos Jovens Empresários Rurais, optou-se por produzir um livro de apoio com este objectivo • Guião "Incentivos à instalação de Jovens Empresários Rurais": pretende definir modelos para a criação de incentivos à instalação de Jovens Empresários Rurais, que sirvam de base a futuras políticas a desenvolver
|
Outra informação
|
Contacto
Nome: José Firmino Brunhoso Cordeiro
Morada:
Telefone: 213244970 E-mail: ajap@ajap.pt
Website: |
Documentos: |
Data da informação: 17-01-2014 |
|
|
|