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Produtos tradicionais agro-alimentares portugueses |
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Título: Promover a identificação, análise e difusão de boas práticas de desenvolvimento empresarial e processos de valorização dos produtos agro-alimentares tradicionais portugueses |
Tipologia: Parceria Pública |
Promotor: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Escola / Centro de Investigação) |
Outros promotores:
Instituto Superior de Agronomia Escola / Centro de Investigação
Direccção Regional de Agricultura e Pescas do Norte Administração Regional
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Localização: Região Norte;Região Alentejo |
Concelho: |
Fundo: FEADER Programa: PRRN |
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
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Prioridade temática: Competitividade empresarial, inovação, empreendedorismo e gestão |
Custo total: 105.506 € Financiamento comunitário: 52.701 € |
Financiamento Nacional: 52.701 € Financiamento privado:104 € |
Data de aprovação: 12-2010 Data de conclusão: 07-2013 |
Síntese
No contexto do QCA III (2000-2006) foram realizados investimentos no âmbito do Programa AGRO, Medida 2 – Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas e da Medida AGRIS, Sub-acção 2.1. – criação e modernização de unidades produtivas de produtos de qualidade e Sub-acção 2.2. – Incentivos a produtos de qualidade. A Medida AGRIS foi particularmente direccionada para o desenvolvimento das fileiras dos produtos de qualidade. Apesar dos projectos desenvolvidos e passados cerca de 15 anos sobre a publicação de legislação e a disponibilização de instrumentos financeiros diversos, os sistemas agro-alimentares localizados e os produtos regionais de qualidade continuam em busca da sua afirmação no contexto das economias locais, enquanto estratégia de desenvolvimento para os territórios rurais frágeis da comunidade. Neste sentido, colocam-se questões específicas, que necessitam de ser estudadas, tendo em vista o desenvolvimento das fileiras destes produtos e a sua afirmação no mercado. O projecto incidirá directamente nas práticas de gestão de produtores/transformadores locais, de comerciantes e distribuidores e nas formas de promoção dos produtos. A Iniciativa apelará ao envolvimento de um amplo grupo de agentes, tais como: serviços públicos, instituições de investigação e experimentação, produtores, agrupamentos de produtores, empresas e outros organismos ligados aos processos de controlo, certificação e comercialização.Espera-se que o estudo, ao identificar e analisar comparativamente um conjunto de casos com valor de referência (territórios específicos, produtos, empresas), contribua para avaliar situações de sucesso/insucesso, permitindo o conhecimento mais generalizado de estratégias e práticas de comercialização e valorização diferenciadoras. |
Enquadramento
Em Portugal, no âmbito dos últimos QCA foi feito um grande esforço ao nível da modernização das unidades de transformação dos produtos agro-alimentares e dos processos de comercialização, tendo em vista a melhoria da qualidade dos produtos e o reforço da competitividade do sector agro-alimentar. A Medida 2 do Programa AGRO e a Acção 2 da Medida AGRIS tiveram continuidade no actual PRODER, através do Subprograma 1 - "Promoção da competitividade, e qualidade”. Todavia, escasseiam estudos: de avaliação dos impactos sócio-económicos e da sustentabilidade dos investimentos realizados; e de identificação e divulgação de casos de sucesso e de boas práticas de desenvolvimento empresarial e valorização dos produtos agro-alimentares locais e regionais. Com este trabalho prende-se contribuir para colmatar esta lacuna. No contexto da Política Europeia de Qualidade, traduzida no Regulamento (CEE) nº 2081/92 e Regulamento (CE) nº 510/2006, relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios, estão qualificados em Portugal cerca de 120 produtos, 80 dos quais asseguram presença regular no mercado. Por outro lado, é sabido que existe uma ampla carteira de propostas de qualificação, que traduz o interesse de diversos actores pela valorização de produtos agro-alimentares locais e regionais.Os produtos qualificados encontram-se em estádios de desenvolvimento diverso, havendo ainda elevada margem de progressão. Em suma, a integração dos produtos DOP/IGP no mercado tem ainda um longo caminho a percorrer e são muitas as questões que se colocam. Com este trabalho pretende-se obter resposta para algumas destas questões e disponibilizar a informação produzida de forma a facilitar as tomadas de decisão e a acção |
Objetivos
(1) Identificar promotores de projectos no âmbito da Medida 2 do Programa AGRO e da Acção 2 da Medida AGRIS; (2) Inventariar estratégias de gestão e marketing por parte de produtores e de agrupamentos de produtores; (3) Identificar e divulgar boas práticas de inovação e de valorização dos produtos e formular orientações específicas para os agentes das fileiras, tendo em vista a promoção dos produtos e o desenvolvimento dos territórios; (4) Contribuir para a melhoria dos processos de gestão e certificação dos produtos qualificados e, indirectamente, para a sua competitividade no mercado; (5) Discutir e formular um quadro de referência para a promoção de políticas de apoio ao desenvolvimento de sistemas agro-alimentares locais sustentáveis, que respondam às novas procuras do mercado. |
Descrição
ACTIVIDADE 1 – Criação de um Guia de Boas Práticas de Desenvolvimento Empresarial e Processos de Valorização dos Produtos Agro-alimentares Tradicionais Portugueses.• Tarefa 1.1 - Seleccionar grupo A de casos de estudos, nas regiões agrárias do Norte (10 casos) e Alentejo (10 casos);• Tarefa 1.2 - Organizar e realizar 3 workshops, em Trás-os-Montes, Minho e Alentejo, tendo em vista: (i) aferir a adequação dos casos seleccionados para o grupo A; (ii) identificar grupo B de casos de estudo, sendo estes casos de sucesso/insucesso integrados na fileira de produtos DOP/IGP a nível nacional;• Tarefa 1.3 - Recolher informação sobre os casos de estudo do grupo A, através de questionários por inquérito (20) aos empresários seleccionados;• Tarefa 1.4 - Recolher informação sobre os casos de estudo do grupo B, através de questionários por inquéritos e por entrevistas a realizar a produtores (50), agrupamentos de produtores (20), organismos privados de controlo e certificação (6) e empresas (20);• Tarefa 1.5 - Apurar a informação primária obtida ;• Tarefa 1.6 - Elaborar fichas-síntese com as características dos casos estudados ;• Tarefa 1.7 - Identificar e analisar boas práticas de desenvolvimento empresarial e processos de valorização dos produtos agro-alimentares tradicionais portugueses ; • Tarefa 1.8 - Realizar 2 workshops, na região agrária do Norte e do Alentejo, com agentes locais e actores identificados para discussão e divulgação de boas práticas de gestão e comercialização dos produtos e empresas estudadas;• Tarefa 1.9 - Elaborar o Guia de Boas Práticas de Desenvolvimento Empresarial e Processos de Valorização dos Produtos Agro-alimentares Tradicionais Portugueses, em formato digital e em papel; ACTIVIDADE 2 – Divulgação dos resultados obtidos • Tarefa 2.1 - Realizar 2 Seminários nas regiões em estudo (Regiões agrárias do Norte e do Alentejo). Pretende-se envolver, em cada Seminário, cerca de 50-70 participantes, cujo público-alvo serão os agentes das fileiras (produtores, agrupamentos de produtores, comerciantes, etc.), técnicos, investigadores, agentes de desenvolvimento e decisores políticos; Em cada Seminário, para além dos casos nacionais, serão apresentadas experiências de outros países.
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Resultados
• Guia de boas práticas de desenvolvimento empresarial e processos de valorização dos produtos agro-alimentares tradicionais portugueses;• 2 Seminários de divulgação de resultados, de âmbito nacional – Norte e Alentejo; • Publicação de livro com boas práticas de comercialização de produtos alimentares tradicionais; • Publicação de 2 artigos científicos; • Publicação de 4 artigos em revistas generalistas e de especialidade; • Bases para a criação de um observatório (futura candidatura). |
Outra informação
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Contacto
Nome: Manuel Luís Tibério
Morada: Professor Auxiliar
Telefone: 914589463 E-mail: mtiberio@utad.pt
Website: |
Documentos: |
Data da informação: 04-12-2013 |
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