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Corknow-how
Título: Corknow-how: Conhecimento Suberícola em Rede
Tipologia: Promotor individual
Promotor: UNAC - União da Floresta Mediterrânica (Organização de Produtores - OP)

Outros promotores:
UNAC - União da Floresta Mediterrânica Organização de Produtores - OP
   
   
   
   
   
   
   
 

Localização: REGIÃO ALENTEJO: ALentejo Central;Alentejo Litoral, Alto ALentejo, Baixo Alentejo, Lezíria do Tejo REGIÃO LISBOA:Península de Setúbal REGIÃO CENTRO:Beira Interior Sul
Concelho:  
Fundo: FEADER Programa: PRRN
Área de intervenção / Ação:
AI 1 Capitalização da Experiência e do Conhecimento 1.2. Promover a identificação, análise e a difusão de boas práticas e novos conhecimentos que respondam às necessidades dos agentes e criação e gestão de uma base de dados específica para o efeito
   
   
Prioridade temática: Competitividade empresarial, inovação, empreendedorismo e gestão
Custo total: 199.707 € Financiamento comunitário: 99.853 €
Financiamento Nacional: 99.853 € Financiamento privado:0 €
Data de aprovação: 12-2011 Data de conclusão: 10-2013
Síntese
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Atualmente, a cortiça deixou de ser uma matéria-prima exclusiva e de múltiplas utilizações, como se verificou até ao final do século passado, tendo surgido vários produtos comcorrentes em diferente, designadamente nas rolhas das garrafas de vinho.Isto reflecte-se na redução do valor económico do Montado de Sobro, representando uma grande ameaça para a sustentabilidade dessas importantes paisagens e desses eco-sistemas. Os territórios produtores de cortiça, sofrem, como a generalidade das zonas rurais, de forte êxodo de pessoas e de atividades económicas.
Constituem, por isso, objetivos a melhoria da competitividade dos produtores suberícolas. pela melhoria do processo produtivo e da sustentabilidade do montado de sobro e da divulgação de métodos e práticas inovadoras aplicados às várias fases do processo produtivo e de comercialização.
Para este fim as atividades vão incidir na análise e difusão de boas práticas e novos conhecimentos ao nível dos custos de gestão/produção, na rentabilização da extração, transporte e armazenamento da cortiça. A redução de custos, o aumento de eficiência dos processos ao longo da cadeiade valor, a maior valorização da matéria-prima e a melhoria da sua comercialização, são os resultados esperados.

 

Enquadramento
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A  importância estratégica do sector reflecte-se naturalmente na região sul do País, onde se concentra a maior área de sobreiro. A excelente adaptação ecológica do sobreiro à região e o conhecimento técnico acerca da sua exploração, acumulado ao longo de décadas, não impediram, no entanto, que uma área significativa dos povoamentos se encontre hoje em situação menos favorável do ponto de vista do seu potencial produtivo, reflectindo um preocupante envelhecimento. A ausência de uma cultura propícia à inovação e os longos prazos de recuperação do capital a investir no montado não favorecem a desejável correcção destes desequilíbrios do sistema.
PONTOS FORTES: País detentor da maior área de montado de sobro; Quota dominante no mercado mundial com experiência consolidada no mercado de exportação; Excelente adaptação ecológica do sobreiro a vastas zonas de Portugal, onde obtém crescimentos e produtividades em cortiça superiores a qualquer outra região do Mundo; Peso económico e social do sector no País; Cortiça como produto natural biológico, renovável e “verde”, associado a um ecossistema sustentável e promotor da biodiversidade; Qualidade da cortiça; A contribuição económica e social dos sobreiros para vastas zonas pobres em recursos naturais, sem alternativas culturais e de emprego.
PONTOS FRACOS: Insuficiente investigação sobre a cortiça e baixo nível de inovação ao nível de processos e produtos; Insuficientes ligações entre o sector e os centros de investigação e tecnologia, dificultando a difusão dos processos industriais da valorização da cortiça; Ausência de cultura propícia à inovação no subsector da produção de matéria-prima; Má gestão do montado e uso de práticas suberícolas incorrectas ; Envelhecimento do potencial produtivo e insuficiente regeneração natural; Falta de transparência na comercialização da cortiça na floresta e informação de mercado insuficiente; Insuficiente colaboração entre a produção de matéria-prima e a indústria; Localização da indústria transformadora longe da produção da matéria-prima com elevados custos de transporte da matéria-prima e produtos intermédios; Elevado tempo de recuperação do capital no investimento no montado; Reduzido valor acrescentado introduzido na produção.
AMEAÇAS: Emergência de novos produtos alternativos à cortiça (produtos sintéticos), com melhor relação performance-preço, com a consequente pressão nos mercados do vinho; Estandartização de características de qualidade do produto inexistente; Ausência de uma política florestal que incentive a cultura de sobreiro e a protecção do montado e reduza o risco de incêndios; Perda de viabilidade económica do sistema “montado”; Desregulação intra-sectorial; Perda de qualidade global das cortiças; Abandono dos montados e consequente desertificação.
OPORTUNIDADES: Investigação e desenvolvimento tecnológico sobre o montado, a cortiça e suas aplicações; Difusão e adopção de boas práticas rolheiras e suberícolas; Aumento do valor acrescentado dos produtos transformados; Aplicação dos resultados de I&D; Forte adequação da rolha para os vinhos de qualidade, permitindo o seu envelhecimento e da rolha aglomerada para os vinhos de consumo corrente; Mecanização dos processos produtivos reduzindo a intensidade de mão-de-obra e uniformizando o produto final.
Objetivos
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A operação proposta pretende atingir os seguintes objectivos específicos:
­-  Aumentar a eficiência dos processos ao longo da cadeia de valor;
­-  Aumentar a eficiência do processo de Extracção, Transporte e Armazenamento de Cortiça;
­-  Melhorar a organização da comercialização de cortiça;
­- Valorizar a Cortiça através da introdução de Boas Práticas na sua Comercialização;
­- Divulgação de Conhecimentos e dos Resultados.

Com estes objectivos específicos será assegurado um contributo efectivo para o reforço do valor económico dos Montados de Sobro, para a redução do risco de abandono e de desertificação territorial, através do incremento da competitividade dos produtores suberícolas.

Descrição
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Objectivo 1 - Aumentar a eficiência dos processos ao longo da cadeia de valor

Actividade 1.1 - Conhecimento dos Custos de Gestão/Produção
Com esta actividade pretende-se conhecer a conta de cultura do sobreiro e a sua viabilidade económica, face a diferentes cenários de opções produtivas e processos inovadores. A metodologia consiste na recolha de preços padrão para os custos e receitas associados à cultura do sobreiro/montado, na definição de um modelo de gestão base para a cultura, na definição e aplicação de diferentes cenários/modalidades de gestão, opções produtivas e processo inovadores, avaliando os seus diferentes impactos económicos. Com base neste conhecimento os produtores suberícolas poderão validar as suas opções individuais de gestão e identificar potenciais falhas ou práticas/técnicas mais rentáveis sob diferentes períodos temporais, assim como qual o seu limiar de rentabilidade, reforçando a sua competitividade.

Actividade 1.2 - Determinação dos Pontos de Valor Acrescentado da Fileira Suberícola
Com esta actividade pretende-se determinar os pontos de acrescentado ao longo da cadeia de valor do processo de produção e transformação da cortiça.

Objectivo 2 - Aumentar a eficiência do processo de Extracção, Transporte e Armazenamento de Cortiça

Actividade 2.1 – Consultoria aplicação da metodologia Leanked ao processo de Extracção, Transporte e Armazenamento de Cortiça
Esta acção tem como objectivo o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias que melhorem as operações associadas à extracção da cortiça e consequentes operações de transporte e de armazenamento.

Objectivo 3 - Melhorar a organização da comercialização de cortiça

Actividade 3.1 – Análise do Mercado da 1.ª Transacção de Cortiça
Uma das principais lacunas actualmente existentes é a ausência de informação actualizada sobre o mercado suberícola. Considerou-se por isso que, face à importância que a cortiça representa para o País, era necessário iniciar a implementação de um procedimento de compilação de informação relevante para a caracterização do mercado da cortiça, possibilitando um maior conhecimento do mercado aos produtores suberícolas. Pretende-se por isso iniciar a recolha junto dos produtores suberícolas de alguns indicadores que permitam efectuar o acompanhamento da evolução e tendências do mercado da cortiça (quantidades transaccionadas, tipo de negociação, forma de comercialização, preço de venda, preço de extracção, entre outros).

Objectivo 4 - Valorizar a Cortiça através da introdução de Boas Práticas na sua Comercialização

Actividade 4.1 – Elaboração de Guia de Comercialização de Cortiça no campo
Pretende-se elaborar um Guia de Comercialização de Cortiça no campo, para servir como apoio ao produtor suberícola, abordando as questões logísticas da tirada, forma de comercialização, técnicas de empilhamento, teor de humidade, custos de extracção e de produção, produtividade, etc.

Objectivo 5 - Divulgação de Conhecimentos e dos Resultados
Actividade 5.1 – Divulgação de Conhecimentos e dos Resultados

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Resultados
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Actividade 1.1 - Conhecimento dos Custos de Gestão/Produção
­ Melhoria da eficiência produtiva dos montados
­ Validação de opções produtivas
­ Determinação de limiares de rentabilidade

Actividade 1.2 - Determinação dos Pontos de Valor Acrescentado da Fileira Suberícola
­ Aumento do poder negocial na fileira
­ Evolução do processo e do mix produtivo
­ Captação/incorporação de ganhos pela produção

Actividade 2.1 – Consultoria aplicação da metodologia Leanked ao processo de Extracção, Transporte e Armazenamento de Cortiça
­ Rentabilização na Produção e na Indústria das operações associadas à extracção da cortiça e consequentes operações de transporte e de armazenamento, através da sua racionalização numa lógica da eficácia do trabalho e dos trabalhadores e da garantia das melhores condições para a cortiça.

Actividade 3.1 – Realização de Inquéritos para Conhecimento do Mercado
­ Conhecimento e acompanhamento da evolução e tendências do mercado da primeira transacção de cortiça.
­ Transparência e a padronização, bem como um elevado grau de organização, ao nível da comercialização da matéria-prima

Actividade 4.1 – Elaboração de Guia de Comercialização de Cortiça no campo
­ Aumento de eficiência dos processos ao longo da cadeia de valor, nomeadamente da maior valorização da matéria-prima e da organização da sua oferta.

Actividade 5.1 – Divulgação de Conhecimentos e dos Resultados
­ Fortalecimento da sustentabilidade de toda a fileira através da produção e difusão de conhecimento.
­ Transferência do conhecimento, boas práticas e das novas metodologias.

Outra informação
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Contacto
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Nome: Nuno João Goulão Gardete Mendes Calado
Morada: Secretário-geral
Telefone: 217100014 E-mail: ncalado@unac.pt
Website:  
Documentos:  
Data da informação: 04-12-0201

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